Sou apenas um procurador de amigos

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Cerqueira Guimarães

Resumo

Em "Sou apenas um procurador de amigos" [vídeo-poema], título retirado de O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, constrói uma poética da amizade feita de fragmentos, cacos e restos – encontros parciais, mas vitais. A voz lírica encena a experiência afetiva em imagens de jogo, partilha e incompletude, em contraponto aos ideais de totalidade. O amigo surge em cenários urbanos de La Paz – a esquina, o bar, o campo – ligado à cultura, à política e ao futebol do altiplano, espaço emblemático da América Latina. Essa travessia comum, marcada por perdas, envelhecimento e resistência, é sustentada pela palavra poética, que reinscreve os vínculos como gesto de sobrevivência. Nesse caminho, o eu assume a amizade como eixo ético.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

POÉTICA

Biografia do Autor

Gustavo Cerqueira Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Gustavo Cerqueira Guimarães possui Doutorado (2012) e Mestrado (2005) em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG, com trabalhos na Área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada que contemplam a obra poética do português Al Berto e do romancista brasileiro João Gilberto Noll. Possui Graduação em Letras/Licenciatura (2012) e Psicologia Clínica (1999) pela PUC-Minas. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2013-2018), intitulada A tabelinha entre o futebol e outras práticas poéticas no Brasil - linha de pesquisa: Literatura, outras Artes e Mídias. Foi professor-leitor de Literatura Brasileira na Universidade Eduardo Mondlane e no Instituto Guimarães Rosa-Maputo, em Moçambique, pelo Ministério das Relações Exteriores (2019-2023). Tem experiência como Professor de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, Edição, Teoria da Literatura e Literatura Comparada, além de experiência como editor-chefe e preparador de textos dos periódicos Em Tese (2012-2015) e FuLiA/UFMG (2016-atual), ambos da Faculdade de Letras da UFMG. Vice-líder do grupo de pesquisas FULIA (Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da UFMG) e membro do GEED (Grupo de Estudos Estéticas Diaspóricas da UFVJM). Atualmente, atua como coordenador de projetos na área de Linguagem da Secretaria Municipal de Educação de Lajinha/MG.

Como Citar

Sou apenas um procurador de amigos. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 10, n. 3, p. 198–200, 2025. DOI: 10.35699/2526-4494.2025.v10.61724. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/61724. Acesso em: 15 jan. 2026.

Referências

Sou apenas um procurador de amigos: Bolívar x El Minero | Clipoema 11.

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=pJHpXLMjp9s.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>