Cartografias urbanas, estádios e gestão de conflitos entre torcidas rivais os casos de Recife e Fortaleza
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo tem por objetivo analisar comparativamente os usos da Arena Itaipava Pernambuco, em Recife/PE, e do Estádio Governador Plácido Castelo, em Fortaleza/CE, visando a compreender as conexões entre as ações de gestão de conflitos entre torcidas rivais e a cartografia dessas cidades. A pesquisa foi de natureza qualitativa, na qual optamos por abordagem comparativa, tendo como campos de observação as cidades de Fortaleza/CE e Recife/PE. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram pesquisa documental, observação direta, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que a cartografia urbana possui um potencial a ser explorado a partir de ações de gestão de conflitos no futebol. Entretanto, alguns fatores, como modais de transportes insuficientes e histórico de violência no futebol entre coletivos de torcedores podem mitigar as ações de gestão de conflitos, tanto do Poder Público quanto dos clubes e associações de torcidas organizadas.
Downloads
Details de l'article
Rubrique
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Comment citer
Références
BRASIL. Lei n. 12.299, de 27 de julho de 2010. Dispõe sobre medidas de prevenção e repressão aos fenômenos de violência por ocasião de competições esportivas; altera a Lei no 10.671, de 15 de maio de 2003; e dá outras providências. Disponível em: encurtador.com.br/hOZ78. Acesso em: 12 jul. 2019.
ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: DIFEL, 1985.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
FILHO, Mário. O negro no futebol brasileiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol: dimensões históricas e sócio-culturais socioculturais do esporte das multidões. São Paulo: Nova Alexandria, 2010.
LOPES, Felipe Tavares Paes. Dimensões ideológicas do debate público acerca da violência no futebol brasileiro. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 597-612, dez. 2013.
MUCHEMBLED, Robert. A história da violência. São Paulo: Zahar, 2012.
MURAD, Maurício. A violência no futebol. São Paulo: Saraiva, 2012.
MURAD, Maurício. Violências e mortes no futebol brasileiro: reflexões, investigações, proposições. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. v. 13. n. 1, p. 57-72, 2013.
OPOVO online. Homem é morto na loja da Torcida Organizada Cearamor. Fortaleza, 10 abr. 2012. Disponível em: encurtador.com.br/kxW15. Acesso em: 01 jul. 2019.
O GLOBO. Pesquisa mostra que brasileiro culpa torcidas organizadas por violência no futebol. Rio de Janeiro, 10 dez. 2013. Disponível em: encurtador.com.br/alsA7. Acesso em: 01 jul. 2019.
PIMENTA, Carlos Alberto Máximo. Torcidas organizadas de futebol: violência e auto-afirmação. Taubaté: Vogal Editora, 1997.
PIMENTA, Carlos Alberto Máximo. Violência entre torcidas organizadas de futebol. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 122-128, 2000.
ROCHA, Eduardo et al. Cartografias sensíveis na cidade: experiência e resistência no espaço público da Região Sul do RS; UFPel; Pixo; v. 1; n. 3; 2017; 148-165.
TOLEDO, Luiz Henrique. Torcidas Organizadas de Futebol. Campinas, SP: Autores Associados/Anpocs, 1996.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, v. 1. Editora Universidade de Brasília, 1994.