As janelas de David Perlov: autobiografia, luto e política

Autores

  • Ilana Feldman Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.20.90-111

Palavras-chave:

Autobiografia, Luto, Política

Resumo

Diante da problematização do campo das escritas de si e de seu cruzamento com cinema, testemunho, memória, crítica do sujeito e da dimensão confessional-testemunhal da cultura, o artigo tem como horizonte a investigação de modos políticos de enunciação e subjetivação, efetivados por meio dos diários cinematográficos de David Perlov, cineasta brasileiro-israelense. Nesses diários, realizados entre os anos 1970 e 2000, a errância, o trauma, o exílio e o luto são figuras de uma enunciação subjetiva e de uma narrativa em trânsito constante, para as quais o deslocamento, não sendo apenas geográfico, faz a passagem da identidade à alteridade, do singular ao coletivo, do trauma ao luto, do privado ao político.

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Biografia do Autor

Ilana Feldman, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com estágio no Departamento de Filosofia, Artes e Estética da Universidade Paris VIII. Pesquisadora e crítica de cinema, atualmente, realiza pós-doutorado em Teoria Literária na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2017-06-07

Como Citar

Feldman, I. (2017). As janelas de David Perlov: autobiografia, luto e política. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 11(20), 90–111. https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.20.90-111