Marcha da Vida Universitários

reflexões sobre narrativas de educadores/as para o patrimônio judaico e musealidades possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2024.56707

Palavras-chave:

Marcha da Vida Universitários, Estudos judaicos, Educação Judaica

Resumo

Este artigo investiga a Marcha da Vida Universitários (MVU), entendendo-a como um programa de educação judaica para o patrimônio de caráter não formal. Assim, apresentamos uma pesquisa de mestrado que objetivou desenvolver uma análise crítica dos processos de fazer-se educador/a de dois coordenadores do referido programa educativo-cultural judaico. Metodologicamente, trabalhamos com entrevistas com os educadores da MVU, as quais organizamos na forma de mônadas conforme proposta do filósofo Walter Benjamin, colhidas nas narrativas de memória de educadores da MVU. Atribuímos às experiências desses sujeitos colaboradores da pesquisa um estatuto epistemológico que nos permite teorizar sobre a educação judaica em diálogo com outras pesquisas. Além disso, propomos uma ideia de musealização virtual do percurso da MVU, partindo de pressupostos teóricos e metodológicos da museologia. Evidenciamos, dentre os resultados da pesquisa, as mônadas referentes às entrevistas com educadores da MVU, de modo a participar nos debates relativos à história da educação judaica e delineamentos para uma proposta de museologização da MVU.

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Biografia do Autor

  • Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

    Pós-doutor em Ensino de História de África pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino e nos programas de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Ensino de História. Professor no Mestrado em Educação da Universidade Nacional Timor Lorosae

  • Pedro Cesco Litwin, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Integrante do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (UFSC) e do Laboratório Novas Fromas de Antissemitismo (Instituto Brasil – Israel).

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Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigo-Varia

Como Citar

Marcha da Vida Universitários: reflexões sobre narrativas de educadores/as para o patrimônio judaico e musealidades possíveis. (2025). Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 18(35), 137-154. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2024.56707