Marcha da Vida Universitários
reflexões sobre narrativas de educadores/as para o patrimônio judaico e musealidades possíveis
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2024.56707Palavras-chave:
Marcha da Vida Universitários, Estudos judaicos, Educação JudaicaResumo
Este artigo investiga a Marcha da Vida Universitários (MVU), entendendo-a como um programa de educação judaica para o patrimônio de caráter não formal. Assim, apresentamos uma pesquisa de mestrado que objetivou desenvolver uma análise crítica dos processos de fazer-se educador/a de dois coordenadores do referido programa educativo-cultural judaico. Metodologicamente, trabalhamos com entrevistas com os educadores da MVU, as quais organizamos na forma de mônadas conforme proposta do filósofo Walter Benjamin, colhidas nas narrativas de memória de educadores da MVU. Atribuímos às experiências desses sujeitos colaboradores da pesquisa um estatuto epistemológico que nos permite teorizar sobre a educação judaica em diálogo com outras pesquisas. Além disso, propomos uma ideia de musealização virtual do percurso da MVU, partindo de pressupostos teóricos e metodológicos da museologia. Evidenciamos, dentre os resultados da pesquisa, as mônadas referentes às entrevistas com educadores da MVU, de modo a participar nos debates relativos à história da educação judaica e delineamentos para uma proposta de museologização da MVU.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8.ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas, v. 1).
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1984. 1 v.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Ed.). Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2013.
DIETRICH, A. M. Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil. Tese de Doutorado em História Social, FFLCH- USP, São Paulo, 2007.
FELDMAN, Sergio Alberto. Educação, identidade e resistência cultural no judaísmo medieval: as epístolas de Maimônides. Acta Educ., Maringá, v. 41, e47469, jan. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217852012019000100120&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 mai. 2024.
GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Seminário Direito à educação: solução para todos os problemas ou problema sem solução? Institut International Des Droits De L’enfant (Ide), Suíça, 2005.
GRINSPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: Museu de Arte e Escola-Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. 2000. 131p. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Conceitos-São Paulo, 2000.
KCHASLES, Lara Grinberg. Educação em Shoah: sentidos e significados da experiência ‘Marcha da vida - Universitários'. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
KORMAN, Gabriela Faermann. Educação Sobre Holocausto E Usos Políticos Da Memória: Reflexões Sobre O Programa Marcha Da Vida No Brasil. 2020.
LITWIN, Pedro Cesco. Educação judaica: processos de fazer-se educador(a) da Marcha da Vida Universitários. 2024. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
LIMA, Valdemar de Assis. A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória. 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
LIMA, Valdemar de Assis. O branco no preto e o preto no branco: EARER e o uso social da memória no fazer-se antirracista de pessoas brancas. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
MARQUES, Joana Brás Varanda; FREITAS, Denise de. Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, v. 43, p. 1087-1110, 2017.
NORA, Pierre et al. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 10, 1993.
PAIM, Elison Antonio. Memorias e experiências do fazer-se professor. 2005. 532 p. Tese (doutorado) -Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
PAIM, E. A.; PEREIRA, N. M. Interfaces: educação e temas sensíveis na contemporaneidade. 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2018. v. 300. 232p.
UNESCO. Vida e valores do povo judeu. São Paulo: Perspectiva, 1972.
VIEIRA, F. A. O antissemitismo em uma breve perspectiva histórica: de Roma ao nazismo. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 54–68, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/23872. Acesso em: 15 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor cede os direitos autorais à revista Arquivo Maaravi. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico estão sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.



