v. 2 n. 3 (2008): Kabalah: o estranho, o mágico e o maravilhoso no arquivo cultural judaico

Detalhe de "Rabi Low", de Vlad Eugen Poenaru

Apresentação

Lyslei Nascimento (Universidade Federal de Minas Gerais)

O estranho e o mágico sempre fizeram parte do universo judaico. A Bíblia e sua incontável coleção de relatos trazem, em seu acervo, mitos e lendas que, alegoricamente, compõem um corpus da ordem do maravilhoso. Da torre de Babel ao gigante Golias, passando pela carruagem de fogo de Elias e os milagres atribuídos à divindade a partir da ação dos profetas, esse imaginário gera inúmeras interpretações. Com um duplo suplementar, no entanto, um corpus de lendas, mitos e supertições trouxe para a tradição judaica, principalmente com o advento do Hassidismo, personagens como o Golem, a Lilith, o Dibuk. O mundo em que esses seres imaginários vivem é o do misticismo judaico, da Cabala. A literatura, a partir das correntes da mística judaica, beneficiou-se, sobremaneira, desse imaginário. O objetivo deste dossiê é reunir artigos contemporâneos sobre a inscrição desse misticismo, gerador de estranhos, mágicos e maravilhosos acontecimentos e personagens, além de refletir sobre seu advento na cultura judaica.

Dedicatória

Em 12 de fevereiro de 1936, o casal Egon (1910-1981) e Frieda Wolff (1911-2008) desembarcou no Brasil, no porto de Santos, fugindo do nazismo. Ambos, egressos da Universidade de Berlim, instalaram-se em São Paulo, onde trabalharam no comércio. Mais tarde, mudaram-se para o Rio de Janeiro. Nessa cidade, Egon Wolff foi presidente do Hospital Israelita. A partir de 1960, a curiosidade sobre a imigração dos judeus para o Brasil e a falta de respostas a inúmeras perguntas levaram o casal a se dedicar à pesquisa de forma apaixonada e incansável. A Biblioteca Nacional e o Arquivo Nacional foram seus arquivos prediletos, mas eles, também percorreram cemitérios por todo o país, registrando e resgatando do esquecimento datas, genealogias, nomes. Entrevistaram centenas de pessoas e escreveram milhares de páginas sobre os judeus no Brasil. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, reconhecendo a importância desse trabalho, convidou os Wolff a se associar à entidade. Frieda e Egon escreveram 44 livros, incluindo Quantos judeus estiveram no Brasil holandês e sete dicionários biográficos. A eles - pelo que representam de inspiração e amor aos estudos e de conhecimento, à dedicação à História e à memória judaica - nossa homenagem.

Publicado: 2008-10-30

Apresentação

Dedicatória

Arte

  • Frente al Aleph

    Mirta Kupferminc
    1
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.1
  • Un punto en el espacio

    Mirta Kupferminc
    2
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.2
  • Rabi Low

    Vlad Eugen Poenaru
    3
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.3

Artigo-Dossiê

  • A teratologia múltipla: Robert Bloch e o seu bestiário

    Alcebíades Diniz Miguel
    4-13
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.4-13
  • Do golem ao analisante: o analista não é um baal shem

    Francisco José Bezerra Santos
    14-18
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.14-18
  • Dibuk: um autor, um tema e uma peça

    Jacó Guinsburg
    19-25
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.19-25
  • O Aleph, Beatriz e a Cabala em Jorge Luis Borges

    Lyslei Nascimento
    26-38
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.26-38
  • O Hassidismo na visão de Martin Buber

    Renato Pfeffer, Gabriella Daher
    39-46
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.39-46
  • Aviziboa: a feiticeira judia de Torres Vedras em 1492

    Reuven Faingold
    47-54
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.47-54
  • La cábala y la travesía del mal

    Ricardo Forster
    55-66
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.55-66
  • A literatura no espelho: "ʺParábola do filho e da fábula"

    Saul Kirschbaum
    67-74
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.67-74
  • Um Golem na Dinastia de Bragança: O Último Suspiro do Mouro, de Salman Rushdie

    Telma Borges
    75-83
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.75-83
  • A literatura paradaniélica de Qumran, as idades do mundo e as monarquias mundiais: o tema da árvore cósmica

    Vicente Dobroruka
    84-91
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.84-91
  • Resistência e renovação: a escrita e a comida em Cíntia Moscovich

    Vivien Gonzaga e Silva, Julia Nascimento dos Santos
    92-98
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.92-98

Conto

  • El testigo

    Ana María Shua
    99-104
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.99-104
  • A lagosta judia

    Heloísa Pait
    105-106
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.105-106

Crônica

  • Cabala e modernidade

    Moacyr Scliar
    107-108
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.107-108

Entrevista

  • Frieda Wolff: uma história de vida

    Sofia Debora Levy
    109-114
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.109-114

Poema

  • 3 variaciones sobre el silencio

    Alfredo Schechtman
    115
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.115

Resenha

  • Por detrás da cortina

    Claudia Maia
    116-118
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.116-118
  • Lilith, Golem e outros seres imaginários

    Luciara Lourdes Silva de Assis
    121-123
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.121-123
  • Demônios no shtetl

    Filipe Amaral Rocha de Menezes
    119-120
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.119-120
  • As narrativas pioneiras do Holocausto

    Luiz Nazario
    124-134
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.124-134