The two little women
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.5.4-9Keywords:
Alterity, Woman, HolocaustAbstract
Critical reading of two short stories, “Berta”, by Aharon Appelfeld, and “A menor mulher do mundo”, by Clarice Lispector. The former, by an author who lives in Israel, the later, by a Jewish immigrant writer who lived in Brazil. Despite the differentiated plots and themes, underlies an ordinary reflexion on the management of the otherness built from a power apparatus.
Downloads
References
"Berta", de Aharon Appelfeld, está traduzido para o português e integra a coletânea O novo conto israelense. Organização, traduções e notas de Rifka Berezin. São Paulo: Símbolo, 1978. Já "A Menor Mulher do Mundo" integra o livro de Clarice Lispector Laços de Família. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1960.
Jorge Senprun, sobrevivente de Buchenwald, em seu relato autobiográfico denominado L'écriture ou la vie. Paris: Gallimard, 1994, afirma que o esquecimento foi o preço que ele teve que pagar para a vida. Mas eu me pergunto se, ao lembrar que esqueceu, ele não está lembrando o queria ter esquecido.
FREUD, Sigmund. O estranho. In: ____. Edição standard das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor. Conceito de Iluminismo. Trad. Zeljko Loparic. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1975.
ADORNO, Theodor. Minima Moralia. Madri: Taurus, 1987. (Ver, especificamente, as partes 33, 34, 68, 69 e 70).
Lang, Berel (Org.). Nova Iorque, Londres: Holmes & Meier, 1988; de Geoffrey Hartman, The Longest Shadow: in the Aftermath of the Holocaust. Bloomington e Indianapolis: Indiana/UP, 1996; e "On Traumatic Knowledge and Literary Studies", em New Literary History (n. 3, v. 26, 1995), p. 537-563.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.