A teratologia múltipla: Robert Bloch e o seu bestiário
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.4-13Palabras clave:
Mitologia, Judaísmo, SobrenaturalResumen
Howard Phillips Lovecraft acreditava que os povos, para criarem obras fantásticas de terror sobrenatural, deveriam ter certa “inclinação” para o deslumbramento diante do irracional, afirmando que a França e seu povo, por exemplo, seriam racionais demais para tanto. O escritor cita os judeus no rol dos povos possuidores de uma mitologia, com seus golems, dybbuks e outras criaturas, capaz de inspirar o terror sobrenatural.
Descargas
Citas
BLOCH, Robert. The Complete Stories of Robert Bloch – Final Reckonings. Volume 1, New York: Citadel Press, 1990.
BLOCH, Robert. Psycho. London: Bloomsbury, 1999.
LOVECRAFT, H. P. O horror sobrenatural na literatura. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.
LOVECRAFT, H. P. The Call of Cthulhu and Other Weird Stories. New York: Penguin Books, 1999.
MIGUEL, Alcebiades Diniz. O Golem e suas leituras tecnológicas. In: NAZARIO, Luiz; NASCIMENTO, Lyslei (Org.). Os fazedores de golems. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Fale/UFMG, 2004.
NAZARIO, Luiz. O Expressionismo e o Nazismo. In: GUINSBURG, Jacó (Org.). O Expressionismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
NAZARIO, Luiz. Pós-modernismo e Cinema. In: GUINSBURG, Jacó; BARBOSA, Ana Mae (Org.). O Pós-modernismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
The Unofficial Robert Bloch Website. Disponível em . Acesso em: 10 maio 2006.
TRUFFAUT, François. El cine según Hitchcock. Madrid: Alianza Editorial, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.