O início da literatura judaica nas Américas
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.5.9.74-84Palabras clave:
Literatura Hebraica, Cristãos-novos, Judeus holandesesResumen
Os 24 anos em que os holandeses ocuparam o nordeste do Brasil (1630-1654) foram tratados pela historiografia clássica como um período de relativa tolerância religiosa. Os judeus eram considerados aliados políticos dos holandeses e foram importantes na criação de novos empreendimentos comerciais, principalmente por dominarem os idiomas português e holandês. A vida comunitária fortaleceu-se em 1641, com a chegada dos rabinos Isaac Aboab da Fonseca e Raphael d’Aguilar, o que deixou também uma herança literária: Aboab da Fonseca, além de primeiro rabino das Américas, é considerado o primeiro autor judeu em hebraico do Novo Mundo pelo Mi Chamocha, prece composta para descrever as agruras da comunidade durante o sítio imposto pela frota luso-brasileira. No presente texto iremos abordar aspectos biográficos do referido autor, inserindo sua produção literária dentro da conjuntura do período histórico brasileiro atinente.
Descargas
Citas
BORGES, Sarah. Rabi Isaac Aboab da Fonseca, O Hakham Do Novo Mundo. In: Lusitânia judaica.
FREUND, Michael. O primeiro rabino das Américas. Trad. David Salgado. In: Newsletter Shavei Israel. Abril, 2009.
GOLDFARB, Luiz José Luiz; KNIJNIK, Ivy Judensnaider. Texto extraído da comunicação: A Renascença: cabala e hermetismo, apresentada no IV Encontro Nacional do AHJB, em setembro de 2005.
GONSALVES DE MELLO, José Antônio. Tempo dos flamengos: influência da ocupação holandesa na vida e na cultura do Norte do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1947. 335 p. il. (Documentos brasileiros, 54). 2ª ed. Recife: Governo do Estado de Pernambuco, 1978. 292 p. il. (Coleção Pernambucana, 15). 3ª ed. aumentada. Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana, 1987.
GONSALVES DE MELLO, José Antônio. Gente da Nação: cristãos-novos e judeus em Pernambuco, 1542-1654. Apresentação José Mindlin, 2ª Ed. Recife: Fundaj, Massangana, 1996.
RAMOS, Frank dos Santos. O Rabi Isaac Aboab da Fonseca: o literato da comunidade judaica Zur Israel. In: SIMPÓSIO DOS PÓS-GRADUANDOS DO PROGRAMA DE LÍNGUA HEBRAICA, 3., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPUH, 2003.
SEREBRENICK, Salomão. Breve história dos judeus do Brasil. Disponível em: http://colecao.judaismo.tryte.com.br/livro10.htm Acesso em 15 ago. 2008.
SILVA, Leonardo Dantas. Rabi Aboab da Fonseca. Morashá, 34. São Paulo: Morashá, 2001.
VEITMAN, Rabino David. Bandeirantes espirituais do Brasil: Rabinos Isaac Aboab da Fonseca e Mosseh Raphael D’Aguilar. São Paulo: Editora Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003.
WIZNITZER, Arnold. Os judeus no Brasil Colonial. São Paulo: Livraria Pioneira/ Edusp, 1966.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.