O poema satírico: traço de união entre as três culturas?

Autores/as

  • Saul Kirschbaum Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.6.10.110-116

Palabras clave:

Poesia hebraica medieval, Poesia satírica, Yehuda al-Harizi

Resumen

A pesquisa sobre os sete séculos em que muçulmanos, cristãos e judeus habitaram a Península Ibérica é extensa e são extensos os estudos sobre Convivência, a Idade de Ouro do judaísmo ibérico, as trocas culturais e influências recíprocas entre as três etnias. Este artigo focaliza o apreço das três etnias pelo gênero da poesia satírica. Entre os judeus, a sátira foi praticada desde tempos bíblicos. Entre os árabes, o gênero da maqama permitiu o surgimento de poetas do nível de al-Hariri. Entre os cristãos, uma das principais correntes da poesia galego-portuguesa foi representada pelas cantigas de escárnio e maldizer (CEM). Na apresentação, tentarei levantar hipóteses sobre a ocorrência de eventuais influências, principalmente de e sobre judeus. Para isso, me deterei em dois poetas judeus que se notabilizaram por suas composições satíricas, Yehuda al-Harizi e Todros Abulafia.

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Biografía del autor/a

Saul Kirschbaum, Universidade de São Paulo

Doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo e pesquisador junto à Universidade Estadual de Campinas, em pesquisa de pós-doutorado.

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Publicado

2012-03-30

Cómo citar

Kirschbaum, S. (2012). O poema satírico: traço de união entre as três culturas?. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 6(10), 110–116. https://doi.org/10.17851/1982-3053.6.10.110-116