O poema satírico: traço de união entre as três culturas?

Autores

  • Saul Kirschbaum Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.6.10.110-116

Palavras-chave:

Poesia hebraica medieval, Poesia satírica, Yehuda al-Harizi

Resumo

A pesquisa sobre os sete séculos em que muçulmanos, cristãos e judeus habitaram a Península Ibérica é extensa e são extensos os estudos sobre Convivência, a Idade de Ouro do judaísmo ibérico, as trocas culturais e influências recíprocas entre as três etnias. Este artigo focaliza o apreço das três etnias pelo gênero da poesia satírica. Entre os judeus, a sátira foi praticada desde tempos bíblicos. Entre os árabes, o gênero da maqama permitiu o surgimento de poetas do nível de al-Hariri. Entre os cristãos, uma das principais correntes da poesia galego-portuguesa foi representada pelas cantigas de escárnio e maldizer (CEM). Na apresentação, tentarei levantar hipóteses sobre a ocorrência de eventuais influências, principalmente de e sobre judeus. Para isso, me deterei em dois poetas judeus que se notabilizaram por suas composições satíricas, Yehuda al-Harizi e Todros Abulafia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saul Kirschbaum, Universidade de São Paulo

Doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo e pesquisador junto à Universidade Estadual de Campinas, em pesquisa de pós-doutorado.

Referências

ALHARIZI, Judah. The book of Tahkemoni. Jewish Tales from Medieval Spain. (Translated and explicated by David Simha Segal). Oxford/Portland: The Littman Library of Jewish Civilization, 2003. 710 p.

AMÂNCIO, Moacir. A boda (Parte6 do Sêfer Tahkemoni), Iehudá al-Harizi. Manuscrito inédito, São Paulo, abril, 2011.

BOSSONG, Georg. Poesía en convivencia. Estudios sobre la lírica árabe, hebrea y romance en la Espana de las tres religiones. Gijón: Ediciones Trea, 2010. 400p.

CHOTZNER, J. Hebrew Satire. London: Kegan Paul, Trench, Trübner & Co. Ltd.; New York: The Bloch Publishing Co., 1911. 190p.

COLE, Peter (Ed.). The Dream of the Poem. Princeton and Oxford: Princeton University Press, 2007, 548p.

DECTER, Jonathan P. Al-Harizi’s Tahkemoniin English (Review). ProofTexts: A Journal of Jewish Literary History, v.23, n. 1. New York: The Jewish Theological Seminary, Winter 2003.p. 110-118.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 3. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1982. 526p.

MONGELLI, Lênia Márcia. Fremosos Cantares: antologia da lírica medieval galego-portuguesa. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. 522p.

SÁENZ-BADILLOS, Ángel; TARGARONA BORRÁS, Judit. Poetas hebreos de Al-Andalus (Siglos X-XII) – Antologia. Córdoba: Ediciones El Almendro de Córdoba, 2003.232p.

SCHEINDLIN, Raymond P. Wine, Women, and Death. Oxford, New York: Oxford University Press, 1999. 204p.

SEGAL, David S. “Rhyme and Reason: The Thirty-Fourth Gate of Alharizi’s Tahkemoni” in ProofTexts: A Journal of Jewish Literary History, v. 3, n.3. New York: The Johns Hopkins University Press, January 1983. p. 55-62.

TAVANI, Giuseppe (Ed.). Arte de Trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa. Edição crítica e fac-símile. Lisboa: Edições Colibri, 1999, 57p.

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

Kirschbaum, S. (2012). O poema satírico: traço de união entre as três culturas?. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 6(10), 110–116. https://doi.org/10.17851/1982-3053.6.10.110-116