"O pianista", de Wladyslaw Szpilman, e a literatura de testemunho
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.186-197Palabras clave:
Szpilman, Literatura de testemunho, MemóriaResumen
Este artigo analisa o livro de memórias O pianista, de Wladyslaw Szpilman, publicado em 1998, e que originou o filme homônimo de Roman Polanski, lançado em 2002, com outros autores que escreveram sobre a memória, a escrita de si e a literatura de testemunho. Lembrar é, no contexto deste trabalho, buscar a cura de mazelas, registrar o que houve e, talvez, por intermédio de algumas reflexões, impedir que atrocidades se repitam.
Descargas
Citas
BARCINSKI, Tomasz. Alguns comentários do tradutor. In: SZPILMAN, Wladyslaw. O Pianista. Trad. Tomasz Barcinski. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2003. p. 7-10.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O rastro e a cicatriz: metáforas da memória. Proposições, v. 13, n. 3, set./dez. 2002. Disponível em: <http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/proposicoes/textos/39-dossie-gagnebimjm.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro Editora, 2008.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rosseau à internet. Trad. Maria Inês Coimbra Guedes e Jovita Maria Gerheim Noronha. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local da diferença: ensaios sobre a memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005
SZPILMAN, Andrzej. Prefácio. In: SZPILMAN, Wladyslaw. O pianista. Trad. Tomasz Barcinski. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2003. p. 11-13.
SZPILMAN, Wladyslaw. O pianista. Trad. Tomasz Barcinski. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2003.
WEINRICH, Harald. Lete: arte e crítica do esquecimento. Trad. Lya Luft. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2001.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.