Morte e ironia em “A exposição das rosas”, de István Örkény
DOI :
https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.47-55Mots-clés :
Literatura Húngara, Representação, IroniaRésumé
Estudo da narrativa “A exposição das rosas”, de István Örkény, examinando o tema da morte e a problematização de sua representação. Nascido em 1912 e falecido em 1979, Örkény testemunhou de forma intensa e intrínseca as grandes convulsões que abalaram a Europa no século 20. Longe do panfleto, sua literatura tem como traço marcante a ironia. Na novela analisada, Iron Korom, um jovem e inexperiente diretor, tenta realizar um documentário sobre as horas finais de três pacientes desenganados, com o intuito de, nas suas palavras, ajudar os seus contemporâneos a compreenderem a experiência da morte. A partir do projeto de Korom, o texto de Örkény coloca-nos diante de um confim: o limite da representação.
Téléchargements
Références
ASCHER, Nelson. Prefácio. In: ORKÉNY, István. A exposição das rosas: duas novelas. Rio de Janeiro: Editora 34, 2003, p. 7-9. (Coleção LESTE).
AVELAR, Idelber. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho de luto na América Latina. Trad. Saulo Gouveia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p.114-119. (Obras escolhidas, v. 1)
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensinar. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMAN-SILVA, Márcio (Org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Editora Escuta, 2000, p. 13-71.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Editora Iluminuras, 2001.
ISTVÁN Örkény: the man behind the story. The Last Cherry Pit at the Ministry of Cultural Warfare. Disponível em: < http://www.mocw.org/previous/tlcp/orkeny.html> Acesso em: 23 maio 2004.
JOVANOVIC, Aleksandar. Cicatrizes do totalitarismo. Bravo, São Paulo, n. 73, p. 96-101, out. 2003.
NESTROVSKI, Arthur. O ferrão da ironia. In: NESTROVSKI, Arthur. Ironias da modernidade, São Paulo: Editora Ática, 1996, p. 86-89.
ÖRKÉNY, István. A exposição das rosas: duas novelas. Trad. Aleksandar Jovanovic. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. (Coleção LESTE)
ÖRKÉNY, István. Contos de um minuto. Lisboa: Bico d'Obra, 1983.
ÖRKÉNY, István. Estórias instantâneas (trechos). Trad. Nelson Ascher. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2004.
ÖRKÉNY, István. Histórias de 1 minuto. Trad. Sel. e Int. Piroska Felkai. Lisboa: Cavalo de Ferro, 2004.
ÖRKÉNY, István. IN MEMORIAM DR. K. H. G. Disponível em: Acesso em: 15 abr. 2004.
ÖRKÉNY, István. Novelle da un minuto. Roma: Edizioni e/o, 1996. Resenha de: Renzo Ruffini. Orologi: le misure del tempo, Roma, n. 93, p. 40, ago.1996. Disponível em: Acesso em: 30 maio 2004.
ÖRKÉNY, István. One minutes stories. Selected and translated by Judith Sollosy The Hungarian Quarterly, v. XLIV, n. 170, Summer 2003. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2004.
PIGLIA, Ricardo. Una propuesta para el nuevo milenio. Margens: caderno de cultura, Belo Horizonte, n. 2, p. 1-3 out.2001.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A história como trauma. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000, p. 73-98.
XAVIER, Ismail. Introdução. In: BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991. p. 7-13.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.