v. 3 n. 4 (2009): Humor: o riso, a ironia e a controvérsia no arquivo da cultura judaica

Detalhe de "Gueto", de Vlad Eugen Poenaru.

Apresentação

Lyslei Nascimento (Universidade Federal de Minas Gerais)

A Torah e o Talmude são apontados por vários estudiosos como uma das fontes mais importantes do humor judaico. Enquanto esses textos religiosos intentavam corrigir o vício e a insensatez, usando para isso a ironia, o sarcasmo e o jogo de palavras, o humor que tem sua origem na Europa nasce num contexto de perseguições aos judeus. Também fazem parte desse contexto adverso as imigrações forçadas pelas péssimas condições de vida e por embates culturais que, mais do que marcar as diferenças, apontam para a condição única do ser humano com seus reveses e alegrias. Surge, assim, na Europa judaica, um humor cheio de leveza, ingenuidade e ternura, com forte pendor democrático e social, que vai aportar, com os imigrantes, nas Américas. O Chassidismo, a Cabala iluminam, com este traço, a literatura e as artes: um humor que produz autorreflexão, diálogo e debate, não só com a própria tradição, mas com a cultura e a tradição alheias. Este número da Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG objetiva, através deste dossiê, a partir de olhares contemporâneos, contribuir para uma reflexão para o nosso tempo, sobre essa capacidade de rir de si mesmo, sobrepujando, pela leveza, as agruras e as adversidades.

Dedicatória

Nancy Rozenchan nasceu em São Paulo. Graduou-se em Letras: Línguas Orientais (Hebraico) pela Universidade de São Paulo; obteve os títulos de Mestre e Doutora em Letras: Teoria Literária e Literatura Comparada, também pela USP. Em 1990 conclui o Pós-Doutorado na USP e, em 1995, realizou seu segundo Pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia. Tornou-se, nesse mesmo ano, Livre Docente pela USP, onde atua como Professora Colaboradora. Orientadora de Mestrado e Doutorado; Membro do corpo editorial de periódicos importantes, desenvolve pesquisas na área de Literatura Hebraica, Feminina e Israelense. Ensaísta, publicou inúmeros artigos e, como tradutora, verteu para a língua portuguesa obras fundamentais da literatura israelense e mundial como Ver: amor, de David Grossman; A mulher de Jerusalém, de A. B. Yehoshua; Os desaparecidos, de Daniel Mendelsohn; A trombeta envergonhada, de Haim Nahman; Passado contínuo, de Yaakov Shbtai; O monstro na escuridão, de Uri Orlev; Conhecer uma mulher e A caixa-preta, de Amós Oz; Adam, filho de cão, de Yoham Kaniuk, entre outros.

Publicado: 2009-03-30

Apresentação

Dedicatória

Arte

  • La corona

    Mirta Kupferminc
    1
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.1
  • Treinta y dos son los senderos

    Mirta Kupferminc
    2
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.2
  • Gueto

    Vlad Eugen Poenaru
    3
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.3

Artigo-Dossiê

  • Um bestiário universal: ironia e pessimismo na ficção de Primo Levi

    Alcebíades Diniz Miguel
    4-11
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.4-11
  • Introdução a Zacarias: controvérsias e dificuldades interpretativas

    Fernado Py Murta de Almeida
    12-18
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.12-18
  • Ironia e genealogia em A estranha nação de Rafael Mendes, de Moacyr Scliar

    Glauber Pereira Quintão
    19-27
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.19-27
  • Ressonância e dissonância judaicas: a diáspora e o exílio como objetos do literário

    Helena Lewin
    28-37
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.28-37
  • Alguns aspectos do humor judaico

    Jacó Guinsburg
    38-39
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.38-39
  • “O Velho Marx”: do humor e da ironia à critica

    Juliana de Paula Sales Silva
    40-46
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.40-46
  • Morte e ironia em “A exposição das rosas”, de István Örkény

    Leonardo Francisco Soares
    47-55
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.47-55
  • Humor e Shoah: O trem da vida, de Radu Mihaileanu

    Lyslei Nascimento
    56-61
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.56-61
  • Os pais comem frutas verdes e os dentes dos filhos ficam embotados? Considerações sobre o pecado em Romance de família, de Edna Mazya

    Nancy Rozenchan
    62-72
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.62-72
  • D. Pedro II visita uma loja de antiguidades em Jerusalém: uma controvérsia sobre antiguidades moabitas e o Affair Shapira

    Reuven Faingold
    73-79
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.73-79

Conto

  • Fausto Faustino

    Jacó Guinsburg
    98-99
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.98-99
  • O Messias e a prostituta

    Henrique Marques Samyn
    90-97
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.90-97
  • Sou um felizardo: sou órfão

    Scholem Aleichem
    103-106
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.103-106
  • En busca del horno primigenio

    Jacobo Sefamí
    100-102
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.100-102

Crônica

  • De Charlottenburg à Copacabana

    Leila Danziger
    107-111
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.107-111

Entrevista

  • O testemunho da tradutora

    Lyslei Nascimento, Vívien Gonzaga e Silva
    80-89
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.80-89

Resenha

  • Humor: uma especialidade judaica do Éden ao divã

    Filipe Amaral Rocha de Meneses
    112-113
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.112-113
  • Do saber inconformado, ou um catálogo contra a melancolia

    Marcos Fábio de Faria
    114-115
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.114-115
  • Sofrimento e dignidade

    Rodrigo Gurgel
    116-119
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.4.116-119