As “Boas almas” e o outro lado da história
DOI :
https://doi.org/10.17851/1982-3053.6.10.102-109Mots-clés :
Nir Baram, Anashim Tovim, Literatura hebraica, Literatura israelenseRésumé
Para o filósofo israelense Avishai Margalit, que escreve sobre a Shoá, há uma ética da memória e a obrigatoriedade de lembrar pessoas e eventos do passado. Para quem a Shoá representa, além do mais, uma referência pessoal, o dever de, ao menos, lembrar, é mais do que óbvio. Não há barreiras estéticas ou éticas que impeçam o confronto com o tema que parece desafiar a nossa capacidade de dar conta do passado. Anashim tovim, Boas almas, de Nir Baram [Am Oved, Tel Aviv, 2010], romance que será analisado neste artigo é um dos modelos literários mais recentes e ousados relacionados com a escritura que tem a catástrofe como pano de fundo. Focalizado na Alemanha da Segunda Guerra Mundial, por trás dos eventos da Shoá, o livro abrange igualmente seu universo ficcional expurgos e perseguições soviéticas, conjunção válida por tratar dos dilemas morais gerados por eventos quase concomitantes. A condução do romance indica que sobre as personagens dos dois universos paira o reconhecimento de que cada qual é responsável por suas ações e vida, mesmo ante circunstâncias para as quais não há outras saídas.
Téléchargements
Références
BARAM, Nir. “Miflatsti ze davar gamish” [Monstruoso é algo maleável]. Yediot Aharonot, 20/4/2009. Disponível em <http://www.ynet.co.il/articles/0,7340,L-3702020,00.html>. Acesso em:5maio 2011.
BARAM, Nir. Anashim tovim. [Boas almas]. Tel Aviv: Am Oved, 2010.
BEN-SIMHON, Kobi. “Haroman haeiropi hechadash shel nir baram” [O novo romance europeu de Nir Baram]. Haaretz. 24/3/2010. Disponível em: <http://www.haaretz.co.il/hasite/spages/1157315.html>. Acesso em: 06 maio 2011.
GROSZ, George. Eclipse of the Sun [Eclipse do sol]. Heckscher Museum of Art, Huntington. 1926. Disponível em <http://www.heckscher.org/pages.php?which_page=collection_george_grosz>. Acesso em:7 maio 2011.
MARGALIT, Avishai. On Compromise and Rotten Compromises. Princeton & Oxford: Princeton University Press, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.