O Aleph e as sereias: a lacuna onde o canto falha
DOI :
https://doi.org/10.17851/1982-3053.12.23.88-104Mots-clés :
Tradição judaica, Narrativa, LacunaRésumé
Por intermédio da apropriação de alguns elementos da tradição judaica, este artigo se propõe investigar em que medida uma lacuna, como aquela deixada pelo Nome impronunciável de Deus, pode-se mostrar como fundamento de uma estrutura narrativa. Procura-se proceder à maneira de Jorge Luis Borges, desconstruindo a tradição e realojando os fragmentos no contexto da teoria da literatura.
Téléchargements
Références
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. In: ______. Obra completa. v 1. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1997. p. 929-1072.
BÍBLIA de Jerusalém. Nova edição, revista e ampliada. Vários tradutores. São Paulo: Paulus, 2004.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Maria Regina Louro. Lisboa: Relógio D’Água, 1984.
BORGES, Jorge Luis. El acercamiento a Almotásim. In: ______. Obras Completas. 1923-1949. v. 1. Buenos Aires: Emecé, 1989. p. 414-418.
BORGES, Jorge Luis. El Aleph. In: ______. Obras Completas. 1923-1949. v. 1. Buenos Aires: Emecé, 1989. p. 617-628.
BORGES, Jorge Luis. La cegueira. In: ______. Obras Completas. 1975-1985. v. 3. Buenos Aires: Emecé, 1989a. p. 276-286.
BORGES, Jorge Luis. El libro. In: ______. Obras Completas. 1975-1988. v. 4. Barcelona: Emecé, 1996. p. 165-171.
BORGES, Jorge Luis. El cuento policial. In: ______. Obras Completas. 1975-1988. v. 4. Barcelona: Emecé, 1996. p. 189-197.
BORGES, Jorge Luis. Elogio da sombra: poemas. Trad. Carlos Nejar e Alfredo Jacques. Perfis: ensaio autobiográfico. Trad. Maria da Glória Bordini. São Paulo: Globo, 1993.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.
HOMERO. Odisseia. Trad. Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2011.
KAFKA, Franz. Narrativas do espólio. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LACAN, Jacques. O seminário sobre “A carta roubada”. In: ______. Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 13-45.
POE, Edgar Allan. A carta roubada. In: ______. Histórias extraordinárias. Trad. Breno Silveira et al. São Paulo: Abril Cultural, 1981. p. 209-231.
SILVA, José Eduardo Costa. Heidegger e a música da poesia: As condições ontológicas da descrição. Curitiba: Prismas, 2015.
VÁSQUEZ, María Esther. Borges: Esplendor y derrota. Barcelona: Tusquets Editores, 1996.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.