Transformação digital

proposição de modelo para geração de valor

Autores

  • Bruna Xavier de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Frederico Cesar Mafra Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Processos de gestão, Modelos de análise, Agentes de informação, Transformação Digital, Processos informacionais

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os principais domínios estratégicos e suas características que possibilitem a proposição de um modelo teórico-analítico para implementação e análise da Transformação Digital (TD) em organizações. A metodologia foi estruturada em três fases, compostas por até três etapas, as quais incluem a estrutura teórica – baseada em uma pesquisa de revisão narrativa da literatura, tendo como fonte de consulta e coleta de dados as bases Scopus e Web of Science, entre 2017 e 2021 –, a elaboração de modelos intermediários e entrevistas semiestruturadas, realizadas em duas rodadas. Nessas entrevistas os conceitos levantados na literatura foram validados com pessoas envolvidas em projetos de TD, bem como o formato do modelo. Baseando-se nos modelos e conceitos identificados na literatura e nas entrevistas, esse artigo apresenta como resultado final um modelo teórico-analítico composto por dez domínios – ‘clientes’, ‘competição’, ‘dados, ‘inovação’, ‘proposta de valor’, ‘competências’, ‘agilidade organizacional’, ‘processos ágeis’ ‘cultura organizacional’ e ‘liderança’ – que devem ser trabalhadas para se atingir tal transformação – e organizados em uma estrutura circular com três camadas, sendo o centro a representação do objetivo da TD, o círculo interior os domínios-meio e o círculo exterior os domínios de sustentação.

Biografia do Autor

  • Bruna Xavier de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Gestão & Organização do Conhecimento, especialista em Gestão de Processos e em Estratégia Empresarial Automotiva. Atua na área de gestão de processos e projetos desde 2014 e, atualmente, também se dedica a pesquisar como a transformação digital está impactando as empresas brasileiras

  • Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG e Especialista em Inovação em Unidades de Informação pelo ITI-UFSCar. Cursando Pós Doutorado em Ciência da Informação pela UFSCar. Educador há 22 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Pesquisador nos temas sobre Gestão da Informação e do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Transformação Digital, Gestão da Inovação e Estratégia. Possui 56 orientações concluídas (sendo 3 Teses de Doutorado, 32 Dissertações de Mestrado, 20 trabalhos de conclusão de curso em Especialização, 1 trabalho de conclusão de curso em Graduação), 2 Projetos de Pesquisa com apoio da PRPq UFMG e PROBIC/FAPEMIG (2 bolsas para graduandos) e 1 Estágio Supervisionado em Arquivologia. Atualmente, orientador em 10 projetos de pesquisa de Pós-Graduação stricto sensu (PPG-GOC), sendo 6 doutorandos e 4 mestrandos, e 1 projeto de pesquisa com apoio da PRPq UFMG e PROBIC/FAPEMIG (1 bolsa para graduandos). Líder do Grupo de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge Innovation", e integrante do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Informação, Tecnologia e Inovação - ITI UFSCar", ambos no CNPq. Mentor e palestrante, e Membro do Editorial Review Board da The Bottom Line Journal of Emerald.

  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formada em Biblioteconomia pela ECI/UFMG. Professora Associada no Departamento de Organização e Tratamento da Informação (ECI/UFMG). Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG). Integrante dos grupos de pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, do RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e do grupo Humanidades Digitais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Universidade de Coimbra, Portugal). Interesses na linha de pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento: ênfase em questões teóricas e metodológicas de desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento (sistemas de classificação, taxonomias, tesauros, glossários, mapas conceituais e redes semânticas); serviços informacionais (bibliotecas tradicionais, digitais, hipertextos, arquivos); integração de dados e compatibilidade de linguagens; segurança de dados e informação.

  • Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1972), Master of Business Administration e doutorado em Administração de Empresas pela Columbia University (1979 e 1985). Realizou programa de estudos, em 1992, no Department of Information Science da Strathclyde University, em Glasgow, Escócia. Realizou pós doutorado na Faculty of Information Studies da University of Toronto em 1996-1997. É professor titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas áreas de gestão do conhecimento, gestão da informação e inteligência competitiva.

Referências

BENGTSSON, Maria; KOCK, Sören. Coopetition—Quo vadis? Past accomplishments and future challenges. Industrial Marketing Management, [s.l.], v. 43, n. 2, p. 180-188, fev. 2014. DOI https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2014.02.015.

BOUNCKEN, Ricarda B.; GAST, Johanna; KRAUS, Sasha; BOGERS, Marcel. Coopetition: a systematic review, synthesis, and future research directions. Review of Managerial Science, [s.l.], v. 9, n. 3, p. 577-601, jul. 2015. DOI https://doi.org/10.1007/s11846-015-0168-6.

BRUNETTI, Federico; MATT, Dominik T.; BONFANTI, Angelo; DE LONGHI, Alberto; PEDRINI, Giulio; ORZES, Guido. Digital transformation challenges: strategies emerging from a multi-stakeholder approach. The TQM Journal, [s.l.], v. 32, n. 4, p. 697-724, jul. 2020. DOI https://doi.org/10.1108/TQM-12-2019-0309.

CASTAGNA, Francesco; CENTOBELLI, Piera; CERCHIONE, Roberto; ESPOSITO, Emilio; OROPALLO, Eugenio; PASSARO, Renato. Customer Knowledge Management in SMEs Facing Digital Transformation. Sustainability, [s.l.], v. 12, n. 9, maio 2020. DOI https://doi.org/10.3390/su12093899.

CHESBROUGH, Henry; ROSENBLOOM, Richard S. The role of the business model in capturing value from innovation: evidence from xerox corporation’s technology spin-off companies. Industrial and Corporate Change, [s.l.], v. 11, n. 3, p. 529-555, jun. 2002. DOI https://doi.org/10.1093/icc/11.3.529.

CRESWELL, John W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4. ed. Califórnia: Sage Publications, 2014.

CRICK, James M; CRICK, Dave. Coopetition and COVID-19: Collaborative business-to-business marketing strategies in a pandemic crisis. Industrial Marketing Management, [s.l.], v. 88, [s.n.], p. 206-213, jul. 2020. DOI https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2020.05.016.

ENDRES, Herbert; STOIBER, Kristina; WENZL, Nina Magdalena. Managing digital transformation through hybrid business models. Journal of Business Strategy, [s.l.], v. 41, n. 6, p. 49-56, out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JBS-07-2019-0142.

FISCHER, Marcus; IMGRUND, Florian; JANIESCH, Christian; WINKELMANN, Axel. Strategy archetypes for digital transformation: Defining meta objectives using business process management. Information & Management, [s.l.], v. 57, n. 5, jul. 2020. DOI https://doi.org/10.1016/j.im.2019.103262.

FONSECA, Cristina; MENESES, Raquel. Motivations for Coopetition Strategies: The Case of Banks and Fintechs. In: STRATEGICA - UPSCALING DIGITAL TRANSFORMATION IN BUSINESS AND ECONOMICS, 1., 2019, Bucharest. Anais… Bucharest: National University of Political Studies and Public Administration - SNSPA, 2019. 10 p. DOI https://doi.org/10.2478/picbe-2020-0027.

FONSTAD, Nills. Innovating greater value faster by taking time to learn. MIT CISR Research Briefing, [s.l.], v. 20, n. 2, fev. 2020. Disponível em: https://cisr.mit.edu/publication/2020_0201_InnovatingGreaterValueFaster_Fonstad. Acesso em: 30 set. 2021.

GNYAWALI, Devi R.; TADHG, Ryan Charleton. Nuances in the Interplay of Competition and Cooperation: Towards a Theory of Coopetition. Journal of Management, [s.l.], v. 44, n. 7, p. 2511–2534, set. 2018. DOI https://doi.org/10.1177/0149206318788945.

HADJIELIAS, Elias; DADA, Olufunmilola (Lola); CRUZ, Allan Discua; ZEKAS, Stavros; CHRISTOFI, Michael; SAKKA, Georgia. How do digital innovation teams function? Understanding the team cognition-process nexus within the context of digital transformation. Journal of Business Research, [s.l.], v 122, [s.n.], p. 373-386, 2021. DOI https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.08.045.

HARTL, Eva. HESS, Thomas. The role of cultural values for digital transformation: insights from a Delphi study. In: AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS, 23., 2017, Boston. Anais... Boston: Cultural Values in Digital Transformation. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/301371796.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022

ISMAIL, Salim; MALONE, Michael S; VAN GEEST, Yuri. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

KAUFMANN, Michael. Big Data Management Canvas: A Reference Model for Value Creation from Data. Big Data and Cognitive Computing, [s.l.], v. 3, n. 1, p. 19-36, mar. 2019. DOI https://doi.org/10.3390/bdcc3010019.

KITSIOS, Fotis.; KAMARIOTOU, Maria. Artificial Intelligence and Business Strategy towards Digital Transformation: A Research Agenda. Sustainability, [s.l.], v.13, n. 4, p. 2025-2038, fev. 2021. DOI https://doi.org/10.3390/su13042025.

LI, Liang. SU, Fang. ZHANG, Wei. MAO, Ji-Ye. Digital transformation by SME entrepreneurs: a capability perspective. Information Systems Journal, [s.l.], v. 28, n. 6, p. 1129-1157, nov. 2017. DOI https://doi.org/10.1111/isj.12153.

LICHTENTHALER, Ulrich. Agile Innovation: the complementarity of Design Thinking and Lean Startup. International Journal of Service Science, Management, Engineering, and Technology, [s.l.], v.11, n.1, p.157-167. 2020. DOI http://doi.org/10.4018/IJSSMET.2020010110.

OLIVEIRA, Bruna Xavier de. Domínios para implementação da transformação digital: proposição de um modelo teórico-aplicado à realidade brasileira. 2023. 126 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/56601. Acesso em: 1 mar. 2023.

PITT, Leyland F; BERTHON, Pierre R; WATSON, Richard T; ZINKHAN, George M.

The Internet and the birth of real consumer power. Business Horizons, [s.l.], v. 45, n. 4, p. 7-14, jul./ago. 2002. DOI https://doi.org/10.1016/S0007-6813(02)00220-3.

RAMASWAMY, Venkat; GOUILLART, F. Building the co-creative enterprise. Harvard Business Review, [s.l.], v. 88, n. 10, p. 100-109, out. 2010. Disponível em: https://hbr.org/2010/10/building-the-co-creative-enterprise. Acesso em: 03 jul. 2022.

ROGERS, David L. Transformação Digital: repensando seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, 2019.

ROTHER, Edna T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paul Enferm, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi. 2007. DOI https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001.

SINGH, Arun Kumar. THIRUMOORTHI, P. The impact of digital disruption technologies on customer preferences: The case of retail commerce. Journal of Recent Technology and Engineering, [s.l.], v. 6, n. 3, p. 1255-1261. 2019. DOI https://doi.org/10.1177/1470593106066781.

SOUSA-ZOMER, Tayla Tavares. NEELY, Andy. MARTINEZ, Veronica. Digital transforming capability and performance: a microfoundational perspective. International Journal of Operations & Production Management, [s.l.], v. 40, n. 7-8, p. 1095-1128, nov. 2020. DOI https://doi.org/10.1108/IJOPM-06-2019-0444.

TAYLOR, Steven A. HUNTER, Gary L. ZADEH, Arash H. DELPECHITRE, Duleep. LIM, Joon Ho. Value propositions in a digitally transformed world. Industrial Marketing Management, [s.l.], v. 87, [s.n.], p. 256-263, maio 2020. DOI https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2019.10.004.

TIDD, Joe; BESSANT, John. Gestão da inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

TRENERRY, Brigid; CHNG, Samuel; WANG, Yang; SUHAILA, Zainal Shah;LIM, Sun Sun; LU, Han Yu; OH, Peng Ho. Preparing Workplaces for Digital Transformation: An Integrative Review and Framework of Multi-Level Factors. Frontiers in Psychology, [s.l.], v. 12, [s.n.], mar. 2021. DOI https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.620766.

VARGO, Stephen L; LUSCH, Robert F. Institutions and axioms: an extension and update of service dominant logic. Journal of the Academy of Marketing Science, [s.l.], v. 44, n. 1, p. 5-23, jan. 2016. DOI https://doi.org/10.1007/s11747-015-0456-3.

VERHOEF, Peter C; BROEKHUIZEN, Thijs; BART, Yakov; BHATTACHARYA, Abhi; DONG, John Qi; FABIAN, Nicolai; HAENLEIN, Michael. Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, [s.l.], v 122, [s.n.], p. 889-901, jan. 2021. DOI https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022.

VIAL, Gregory. Understanding digital transformation: A review and a research agenda. The Journal of Strategic Information Systems, [s.l.], v. 28, n. 2, p. 118-144, jun. 2019. DOI https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003.

WESSEL, Lauri; BAIYERE, Abayomi; OLOGEANU-TADDEI, Roxana; CHA, Jonghyuk; BLEGIND JENSEN, Tina. Unpacking the Difference Between Digital Transformation and IT-Enabled Organizational Transformation. Journal of the Association for Information Systems, [s.l.], v. 22, n. 1, mar. 2020. DOI https://doi.org/10.17705/1jais.00655.

ZEELIE, Linda; EVANS, Nina. Embarking on a digital Enterprise Transformation Journey: guiding principles for leaders. In: 17TH EUROPEAN CONFERENCE ON MANAGEMENT, LEADERSHIP AND GOVERNANCE – ECMLG, 17., 2021, Valleta, Malta, Anais… Valleta, Malta: University of Malta, 2021. Disponível em: https://unisa.alma.exlibrisgroup.com/view/delivery/61USOUTHAUS_INST/12237704930001831. Acesso em: 29 dez. 2022.

Publicado

2025-09-19

Como Citar

Transformação digital: proposição de modelo para geração de valor. (2025). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 30, e57957. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/57957