Transformação digital
proposição de modelo para geração de valor
Palavras-chave:
Processos de gestão, Modelos de análise, Agentes de informação, Transformação Digital, Processos informacionaisResumo
O objetivo do estudo foi identificar os principais domínios estratégicos e suas características que possibilitem a proposição de um modelo teórico-analítico para implementação e análise da Transformação Digital (TD) em organizações. A metodologia foi estruturada em três fases, compostas por até três etapas, as quais incluem a estrutura teórica – baseada em uma pesquisa de revisão narrativa da literatura, tendo como fonte de consulta e coleta de dados as bases Scopus e Web of Science, entre 2017 e 2021 –, a elaboração de modelos intermediários e entrevistas semiestruturadas, realizadas em duas rodadas. Nessas entrevistas os conceitos levantados na literatura foram validados com pessoas envolvidas em projetos de TD, bem como o formato do modelo. Baseando-se nos modelos e conceitos identificados na literatura e nas entrevistas, esse artigo apresenta como resultado final um modelo teórico-analítico composto por dez domínios – ‘clientes’, ‘competição’, ‘dados, ‘inovação’, ‘proposta de valor’, ‘competências’, ‘agilidade organizacional’, ‘processos ágeis’ ‘cultura organizacional’ e ‘liderança’ – que devem ser trabalhadas para se atingir tal transformação – e organizados em uma estrutura circular com três camadas, sendo o centro a representação do objetivo da TD, o círculo interior os domínios-meio e o círculo exterior os domínios de sustentação.
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