Experiência formativa na aula de Fisioterapia
Instrumentalização da Música
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.19311Palavras-chave:
Dalcroze, Formação musical, Música, Movimento, FisioterapiaResumo
A música pode tornar-se um instrumento de mudança terapêutica, por si só ou incorporada noutras disciplinas das Ciências da Saúde. O objetivo do nosso estudo foi a elaboração de atividades musicais que pudessem ser relevantes para o tratamento de diferentes enfermidades da Fisioterapia. Os estudantes, no contexto do tema "Musicoterapia", através de encenações, propuseram diferentes atividades em torno das quais refletiram sobre a sua utilidade nos casos e campos profissionais propostos, com a intenção de concluir a sua utilidade e aplicabilidade em Fisioterapia. Os peritos em Fisioterapia analisaram os resultados e mostraram as suas revisões para a melhor adaptação ao espaço de fisioterapia. Especialistas e estudantes concordaram que certos conceitos poderiam ser adaptados para serem utilizados em Fisioterapia, instrumentalizando assim a Música dentro e para este espaço, para além da sua compreensão como um elemento auditivo de fundo para relaxamento.Referências
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