Experiência formativa na aula de Fisioterapia

Instrumentalização da Música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.19311

Palavras-chave:

Dalcroze, Formação musical, Música, Movimento, Fisioterapia

Resumo

A música pode tornar-se um instrumento de mudança terapêutica, por si só ou incorporada noutras disciplinas das Ciências da Saúde. O objetivo do nosso estudo foi a elaboração de atividades musicais que pudessem ser relevantes para o tratamento de diferentes enfermidades da Fisioterapia. Os estudantes, no contexto do tema "Musicoterapia", através de encenações, propuseram diferentes atividades em torno das quais refletiram sobre a sua utilidade nos casos e campos profissionais propostos, com a intenção de concluir a sua utilidade e aplicabilidade em Fisioterapia. Os peritos em Fisioterapia analisaram os resultados e mostraram as suas revisões para a melhor adaptação ao espaço de fisioterapia. Especialistas e estudantes concordaram que certos conceitos poderiam ser adaptados para serem utilizados em Fisioterapia, instrumentalizando assim a Música dentro e para este espaço, para além da sua compreensão como um elemento auditivo de fundo para relaxamento.

Biografia do Autor

  • Maria del Mar Bernabé-Villodre, Universidade de Valência, Espanha

    Professora Titular do Departamento de Didáctica da Expressão Musical, Plástica e Corporal da Faculdade de Magistério da Universidade de Valência. Terapeuta de música. Membro do Corpo do Grupo de Investigação, movimento, música e práticas curriculares (COS).

  • Pilar, Universidade de Valência, Espanha

    Professora Titular do Departamento de Fisioterapia, Faculdade de Fisioterapia, Universidade de Valência. Fisioterapeuta. Investigador Principal da Unidade de Investigação do Grupo de Investigação em Biomecânica Clínica (UBIC).

  • Marta Aguilar-Rodríguez, Universidade de Valência, Espanha

    Professor Associado do Departamento de Fisioterapia, Faculdade de Fisioterapia, Universidade de Valência. Fisioterapeuta. Membro da Unidade de Investigação do Grupo de Investigação em Biomecânica Clínica (UBIC).

  • Manuel Zarzoso-Muñoz, Universidade de Valência, Espanha

    Professor Associado do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Valência. Professor de Educação Física. Membro do Grupo de Investigação em Electrofisiologia Cardíaca Experimental.

  • Vladimir Martínez-Bello, Universidade de Valência, Espanha

    Professor Titular do Departamento de Didáctica da Expressão Musical, Plástica e Corporal da Faculdade de Magistério da Universidade de Valência. Professor de Educação Física. Investigador Principal do Corpo do Grupo de Investigação, movimento, música e práticas curriculares (COS).

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Publicado

2021-06-14

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Experiência Formativa Na Aula De Fisioterapia: Instrumentalização Da Música”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-15. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.19311.

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