Explorando as estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.19816

Palavras-chave:

Leitura à primeira vista ao piano, Estratégias pedagógicas, Experimento, Modelos lineares generalizados

Resumo

Em um experimento de leitura à primeira vista (LPV) ao piano, 27 estudantes de graduação foram testados a partir da hipótese de que a transposição (grupo controle) seria uma intervenção pedagógica melhor que o treinamento rítmico e o uso do repertório a 4 mãos (grupos experimentais). Os erros foram computados em três testes em três níveis de dificuldade (27 estudantes x 3 testes x 3 níveis), gerando um total de 243 observações. Apesar de os estudantes melhorarem seu desempenho em 30%, nenhuma das intervenções teve efeito significativo (p=0, 96). Como resultados: a) exercitar a leitura na clave de fá, os aspectos rítmicos mais que os melódicos e a mão esquerda mais que a direita traz melhores resultados para a LPV; b) estratégias isoladas têm pouco efeito nos alunos; c) usar uma matriz curricular híbrida com três ou mais preditoras significativas parece ser o melhor caminho pedagógico.

Biografia do Autor

  • Marcelo Almeida Sampaio, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutorado em Música pela UFMG (2017), com doutorado-sanduíche pelo Instituto de Educação da University College London (UCL) na Inglaterra, sobre as estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da leitura à primeira vista ao piano. É professor na graduação e no Mestrado Profissional em Práticas Musicais da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua profissionalmente como pianista colaborador e camerista.

  • Patrícia Furst Santiago, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora e mestre em Educação Musical pela Universidade de Londres. Professora da Técnica Alexander pelo Constructive Teaching Centre, em Londres. Especialista e graduada em piano pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aposentada, foi docente dos cursos de pós-graduação e graduação da Escola de Música da UFMG, tendo atuado na área de Educação Musical. Atuou como professora na Fundação de Educação Artística e no Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical em Belo Horizonte. Publicou Processos Criativos na Educação Musical: tributo a Hans-Joachim Koelrreutter (2015), Musicalização na Escola Regular: formando professores e crianças (2016), Corporeidade e Educação Musical (2017) e PianoBrincando (1993, 2000).

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Publicado

2021-06-14

Edição

Seção

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Como Citar

“Explorando As estratégias pedagógicas Para a Leitura à Primeira Vista Ao Piano”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-18. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.19816.

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