Contribuições de métodos de ensino para o desenvolvimento da leitura à primeira vista ao piano

Autores

  • Marcelo Almeida Sampaio Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
  • Patrícia Furst Santiago Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5271

Palavras-chave:

métodos de piano para leitura à primeira vista, estratégias de ensino em música

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos métodos de leitura à primeira vista ao piano elaborados por nove autores significativos da pedagogia do piano. A leitura à primeira vista é uma competência específica que requer alto desempenho cognitivo e físico. Para seu pleno desenvolvimento, a leitura à primeira vista exige de pianistas uma prática específica que envolve a integração de uma infinidade de aspectos. Alguns desses aspectos são temas da análise que o artigo oferece, tais como: leitura de notas, técnica, treinamento rítmico, repertório, dentre outros. Conclui-se que a aquisição de uma competência em leitura à primeira vista não é alcançada apenas com o estudo do instrumento ou com a execução de obras pianísticas, mas requer uma pedagogia especializada para o seu pleno desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2018-05-19

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Contribuições De métodos De Ensino Para O Desenvolvimento Da Leitura à Primeira Vista Ao Piano”. 2018. Per Musi, nº 38 (maio). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5271.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)