Contribuições de métodos de ensino para o desenvolvimento da leitura à primeira vista ao piano
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5271Palavras-chave:
métodos de piano para leitura à primeira vista, estratégias de ensino em músicaResumo
Este artigo apresenta uma análise dos métodos de leitura à primeira vista ao piano elaborados por nove autores significativos da pedagogia do piano. A leitura à primeira vista é uma competência específica que requer alto desempenho cognitivo e físico. Para seu pleno desenvolvimento, a leitura à primeira vista exige de pianistas uma prática específica que envolve a integração de uma infinidade de aspectos. Alguns desses aspectos são temas da análise que o artigo oferece, tais como: leitura de notas, técnica, treinamento rítmico, repertório, dentre outros. Conclui-se que a aquisição de uma competência em leitura à primeira vista não é alcançada apenas com o estudo do instrumento ou com a execução de obras pianísticas, mas requer uma pedagogia especializada para o seu pleno desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






