Performance de harmônicos naturais com a técnica de nodo duplo aplicada ao violoncelo

Autores

  • Cláudio Urgel Pires Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Performance Musical, Violoncelo, Sons Harmônicos

Resumo

O artigo é um estudo sobre a técnica de performance dos harmônicos naturais do violoncelo, na qual dois nodos adjacentes, de um mesmo modo de vibração e em uma mesma corda são tocados simultaneamente. A técnica tem três utilidades principais: primeiro, ela aumenta o número de nodos disponíveis para a performance de alguns harmônicos naturais; segundo, ela facilita a performance de passagens musicais que envolvem sons harmônicos; terceiro, ela reforça e assegura a performance de qualquer harmônico natural. São apresentados três exemplos da aplicação da Técnica de Nodo Duplo a passagens musicais do repertório do violoncelo.

Biografia do Autor

  • Cláudio Urgel Pires Cardoso , Universidade Federal de Minas Gerais

    Cláudio Urgel Pires Cardoso (claurgel@musica.ufmg.br) é Doutor e Mestre em Música/Violoncelo pela University of Iowa -EUA, sob a orientação do Prof. Charles Wendt. Cláudio Urgel teve a sua formação básica e de graduação na Escola de Música da UFMG com o Prof. Watson Clis. Atualmente é Professor da Escola de Música da UFMG, onde exerceu a função de Chefe do Departamento de Instrumentos e Canto e exerce a de Diretor desde outubro de 1998. Atualmente coordena um grupo de pesquisa que está desenvolvendo um guia analítico de estudos para violino e viola. Atuou junto à Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Grupo Experimental de Câmara da Fundação de Educação Artística, além de diversas apresentações em grupos de câmara, grupos de música contemporânea e apresentações como solista junto à Orquestra Sinfônica da EMUFMG.

Referências

ALEXANIAN, Diran. Theoretical and Practical Treatise of the Cello, trad. por Frederick Fairbanks. Paris: Éditions Salabert, 1922. (Edição em francês e inglês)

CARDOSO, Cláudio Urgel Pires. The Performance of Violoncello Harmonics. The University of Iowa, 1994. 209p. (Tese, Doutorado em Música)

CAMPBELL, Murray e GREATED, Clive. The Musician’s Guide to Acoustics. London: J. M. Dent & Sons Ltd., 1987.

DALLAPICCOLA, Luigi. Dialoghi per Violoncello e Orchestra, Red. Franco Donatoni. Milano: Edizioni Suvini Zerboni, 1960.

RANDEL, Don Michael (Ed.).The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge: Belknap Press, 1986.

MESSIAEN, Olivier. Quatuor pour la fin du temps. Paris: Editions Durant & Cie, 1957.

PROKOFIEV, Sergei. Sonata in C major for Cello and Piano, opus 119, ed. por Mstislav Rostropovich. New York: International Music Company, 1958.

WOODRICH, Dennis Lane.Multi-Nodal Performance Technique for Contrabass Harmonics. University of California, 1980. 33p. (Dissertação de Mestrado em Música)

Downloads

Publicado

2000-06-15

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Performance De harmônicos Naturais Com a técnica De Nodo Duplo Aplicada Ao Violoncelo”. 2000. Per Musi, nº 01 (junho): 1-23. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38353.