Suíte Nº 1 para violoncelo solo de Max Reger e a escrita de J.S. Bach

relações de dependência e identidade de linguagem

Autores

Palavras-chave:

Max Reger, J.S. Bach, Suíte para violoncelo solo, Práticas interpretativas

Resumo

O presente trabalho busca demonstrar como Max Reger emprega modelos de J.S. Bach na construção de sua Suíte Nº 1, Op. 131c. Dessa forma, em sua escrita, Reger combina elementos da harmonia do final do século XIX com técnicas contrapontísticas de J.S. Bach. A influência do mestre barroco é visualizada desde a escolha das tonalidades até a utilização de motivos que são, de fato, transformações e expansões de motivos “bachianos”. Portanto, este trabalho discute as técnicas de composição empregadas por Reger na Suíte Op. 131c nº 1, como também traça um paralelo entre essa obra, em particular, com movimentos das suítes para violoncelo solo de J.S. Bach. A partir dessas premissas, o trabalho propõe subsidiar o intérprete em suas decisões interpretativas.

Biografia do Autor

  • Ângela Maria Ferrari, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Ângela Maria Ferrari, Professora Associada do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria é responsável pela implementação do Bacharelado em Violoncelo na instituição. Com bolsa da Fundação CAPES cursou o Doutorado em Artes Musicais – na University of Miami, ganhando o Prêmio “Excellence in Academy” ao final do doutorado. É frequentemente convidada para participar de cursos e orquestras como professora e instrumentista. Nos anos de 2010 e 2011 foi professora convidada do Festival de Música de Londrina, PR. Em 2003 foi agraciada com a “Bolsa Virtuose” dada pelo Ministério da Cultura frequentando assim a Classe de Violoncelo do renomado solista e professor búlgaro Anatoly Krastev na Academia Nacional de Sofia – Bulgária.

  • Felipe Avellar de Aquino, Universidade Federal da Paraíba (UFP)

    Felipe Avellar de Aquino é Professor Associado do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, onde leciona Violoncelo e Música de Câmera. Foi fundador e primeiro Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Realizou curso de Mestrado em Música (Violoncelo) na Louisiana State University e Doutorado na Eastman School of Music (Nova York), como também é membro da The Honor Society of Phi Kappa Phi e da Society of Pi Kappa Lambda. Atua como camerista e solista, tendo se apresentado no Brasil, Argentina, Itália, Estados Unidos e Canadá. Além das atividades de performance, tem desenvolvido pesquisas sobre a técnica e literatura violoncelística, com artigos publicados nas Revistas Opus, Per Musi e The Strad (Inglaterra).

Referências

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Publicado

2015-06-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Suíte Nº 1 Para Violoncelo Solo De Max Reger E a Escrita De J.S. Bach: Relações De Dependência E Identidade De Linguagem”. 2015. Per Musi, nº 31 (junho): 1-18. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38792.

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