José Siqueira e Mstislav Rostropovich

um encontro possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.51180

Palavras-chave:

José Siqueira, II Sonata para violoncelo e piano, Mstislav Rostropovich, Performance, Música brasileira

Resumo

Este trabalho propõe demonstrar a relação entre o compositor José Siqueira e o violoncelista Mstislav Rostropovich através de elementos musicais presentes na II Sonata para Violoncelo e Piano (1972). Assim, exploramos a literatura do violoncelo daquele período, bem como elementos que influenciaram Siqueira em seu processo composicional. A partir de Siqueira (1981), Aquino (2006), Santos (2016) e Silva (2023), sugerimos a presença de sonoridades similares a gestos da Primeira e Terceira Suítes para Violoncelo Solo de Benjamin Britten, contemporâneo de Siqueira e amigo de Rostropovich. Assim, através do processo comparativo de excertos, percebem-se outros importantes traços composicionais em Siqueira, além das manifestações culturais da música do Nordeste brasileiro. Ademais, constamos um dualismo entre o regionalismo e elementos da música europeia de concerto na obra do compositor paraibano. Assim, apresentamos uma perspectiva abrangente, ao mesmo tempo em que se demonstra que a ligação entre Siqueira e Rostropovich que vai muito além da dedicatória.

Biografia do Autor

  • Marcelo Moreno da Silva, Universidade Federal do Piauí

    Marcelo Moreno da Silva é violoncelista do quadro de Técnico em Música da Universidade Federal do Piauí – UFPI, conciliando atividades de pesquisa e performance, além de ministrante na extensão universitária. Atualmente é chefe de naipe da Orquestra da UFPI (OSUFPI) e participa ativamente de eventos e projetos extensão como performer. Já fez parte do corpo artístico da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP). É bacharel e mestre pela Universidade Federal da Paraíba, na área de Performance, com pesquisa sobre obras para violoncelo de José Siqueira. Em 2022 recebeu o 1° lugar, na categoria Música de Câmara, no International Classic Web Competetion, organizado pela Associazione Musicale Dionízio, na Itália.

  • Felipe Avellar de Aquino , Universidade Federal da Paraíba

    Felipe Avellar de Aquino é docente da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, onde ocupa o cargo de professor titular, conciliando suas atividades de ensino de violoncelo com pesquisa e performance. Tem apresentado concertos no Brasil, bem como na Argentina, Canadá, Itália, Alemanha, Suécia e Estados Unidos; e dirige anualmente o Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB. Realizou sua formação no Brasil e nos Estados Unidos, tendo obtido o título de doutor em violoncelo e literatura pela Eastman School of Music em Rochester, Nova York. Foi Professor Visitante na Universidade de Örebro, na Suécia, por dois períodos (fevereiro de 2020 e maio de 2023), através do Programa Linnaeus-Palme. Seus artigos são publicados em revistas como The Strad Magazine (Londres, três artigos), Piano Magazine (EUA), Revista Estado da Arte (Folha de São Paulo), Revista Opus, PerMusi e Musica Hodie (Brasil). Sua pesquisa tem financiamento da Fapesq, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba.

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Publicado

2024-05-15

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“José Siqueira E Mstislav Rostropovich: Um Encontro possível ”. 2024. Per Musi 25 (maio): 1-19. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.51180.

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