José Siqueira e Mstislav Rostropovich
um encontro possível
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.51180Palavras-chave:
José Siqueira, II Sonata para violoncelo e piano, Mstislav Rostropovich, Performance, Música brasileiraResumo
Este trabalho propõe demonstrar a relação entre o compositor José Siqueira e o violoncelista Mstislav Rostropovich através de elementos musicais presentes na II Sonata para Violoncelo e Piano (1972). Assim, exploramos a literatura do violoncelo daquele período, bem como elementos que influenciaram Siqueira em seu processo composicional. A partir de Siqueira (1981), Aquino (2006), Santos (2016) e Silva (2023), sugerimos a presença de sonoridades similares a gestos da Primeira e Terceira Suítes para Violoncelo Solo de Benjamin Britten, contemporâneo de Siqueira e amigo de Rostropovich. Assim, através do processo comparativo de excertos, percebem-se outros importantes traços composicionais em Siqueira, além das manifestações culturais da música do Nordeste brasileiro. Ademais, constamos um dualismo entre o regionalismo e elementos da música europeia de concerto na obra do compositor paraibano. Assim, apresentamos uma perspectiva abrangente, ao mesmo tempo em que se demonstra que a ligação entre Siqueira e Rostropovich que vai muito além da dedicatória.
Referências
Alvarenga, Hermes Cuzzuol. 2000. “Ousadia e convenção no Segundo Concerto para Violino e Orquestra de Camargo Guarnieri”. Série Estudos, Porto Alegre, v. 5.
Antunes, Jorge. 2007. “José Siqueira: Música, Brasilidade, Indignações e Lutas”. In Dossiê José Siqueira. Revista Brasiliana: Revista Semestral da Academia Brasileira de Música. Número 25.
Aquino, Felipe Avellar de. 2006. “Song of Sorrow”. The Strad. V. 117, n. 1391, p. 52-57. Londres.
Aquino, Felipe Avellar de. 2021. “A voice for Brazil”. The Strad. V. 132, n. 1575, p. 36-42. Londres.
Cosgrove, Audrey O’boyle. 1995. “Brahms’s Fugal Sonata Finales”. Tese de doutorado. Louisiana, EUA: Louisiana State University.
Hoefs, Lars. 2020. “The influence of Chopin on Villa-Lobos: Hommage à Chopin, Mazurka-Choro, and arrangements for cello”. Revista Debates n. 24.
Ivashkin, Alexander, e Oehrlein, Josef. 1997. Rostrospektive zum Leben und Werk von Mstislav Rostropovich. Schweinfurt: Reimund Maier Verlag.
Kendall, Raymond. 1941. “Brahms's Knowledge of Bach's Music”. In Papers of the American Musicological Society at the Annual Meeting.
Lendvai, Ernö. 1971. Béla Bartók: An analysis of his music. Londres, UK: Kahn & Averill.
Malard, Marcio. 2022. Entrevista concedida a Marcelo Moreno. Videoconferência. Rio de Janeiro.
Migliavacca, Ariede Maria. 1980. Compositores Brasileiros: Catálogo de Obras. Série Compositores: José Siqueira. Ministério das Relações Exteriores: Departamento de Cooperação Cultural, Científica e Tecnológica.
Mstislav Rostropovich Foundation. 2021. [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por Marcelo Moreno.
Peixoto, Fabio Silva. 2021. “José Siqueira and the Concertino for Violin and Chamber Orchestra (1972) through the lens of his Trimodal System: analysis and revised edition of his piano reduction”. Dissertação de doutorado. Boston: College of Fine Arts, Boston University.
Pyke, Cameron. 2011. “Benjamin Britten’s creative relationship with Russia”. Tese de doutorado. Londres, UK: Goldsmiths, University of London.
Ramalho, Marcel. 2022. “Folkloric Nationalism and Essential Nationalism in José Siqueira’s Loanda and Maracatu: elements of the Maracatu tradition and interpretative suggestions”. Per Musi no. 42. DOI: https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.38325
Santos, Roberta Regina dos. 2016. “Recitativo, Ária e Fuga para violoncelo e orquestra de cordas de José Siqueira: dimensões estéticas e interpretativas”. Dissertação de mestrado. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Silva, Aynara Dilma Vieira da. 2013. “Coerência Sintática do Sistema Trimodal em duas obras de José Siqueira”. Dissertação de mestrado. João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Silva, Marcelo Moreno da. 2023. “Universalidade e regionalismo na obra de José Siqueira: construção das edições crítica e de performance da II sonata para violoncelo e piano”. Dissertação de mestrado. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Siqueira, José. 1981a. O Sistema Modal na Música Folclórica do Brasil. João Pessoa, PB: Secretaria da educação e cultura.
Siqueira, José. 1981b. Sistema Pentatônico Brasileiro. João Pessoa, PB: Secretaria da educação e cultura.
Siqueira, José. 1972. II Sonata para Violoncelo e Piano. Rio de Janeiro, RJ: Partitura manuscrita.
Tacuchian, Ricardo. 2022. Entrevista concedida a Marcelo Moreno. Videoconferência. Rio de Janeiro.
Tymoczko, Dmitri. 2004. “Scale Networks and Debussy”. In: Journal of Music Theory. 1 October; 48 (2): p. 219–294. doi: https://doi.org/10.1215/00222909-48-2-219. DOI: https://doi.org/10.1215/00222909-48-2-219
Vieira, Josélia Ramalho. 2006. “José Siqueira e a ‘Suíte Sertaneja para violoncelo e piano’ sob a Ótica Tripartite”. Dissertação de mestrado. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.