Soundscapes, soundtracks

Brazilian sound portraits

Authors

Keywords:

Soundscape in Brazil, Popular songs and musical memory, Song and musical semiotics

Abstract

This paper departs from the following assumptions 1) music is a prominent part of the soundscape (SCHAFER, 2001) and likewise, the soundscape interferes with compositional processes and the development of the aesthetical taste, 2) pieces of music broadcasted in the media are constituents of everyday life, since music itself produces habits and models of behavior. An analysis of these discrete elements could contribute to understand how social dynamics of cultures occurs, beyond the stereotyped and naive approaches.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Heloísa de Araújo Duarte Valente, School of Communications and Arts (ECA-USP) (Brazil)

Pesquisadora do CNPq, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com estágio junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris), e pós-doutoramento junto ao Dept. de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR- ECA-USP). É autora de Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio (São Paulo: Annablume, 1999) e As vozes da canção na mídia (Via Lettera/FAPESP, 2003); e organizadora de diversas obras na área interdisciplinar de música e comunicação. É fundadora Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid e idealizadora e responsável pelos Encontros de Música e Mídia (desde 2005). Atua como pesquisadora e docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Música ECA-USP e no Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes.

References

ALBIM, Ricardo Cravo. Dicionário MPB. Disponível em http://www.dicionariompb.com.br. Consultado em junho de 2012.

AMARAL, Euclides (2005). O movimento hip hop. Disponível em: http://www.baixadafacil.com.br/euclidesamaral/hiphop.htm. Consultado em 26 de abril de 2005.

GONZÁLEZ, Juan Pablo. Musicología popular en América Latina: síntesis de sus logros, problemas y desafíos. Revista musical chilena. [online], vol. 55, nº. 195, 2001. Disponível em: http://www.scielo.cl. Consultado em 16 de maio de 2005

MARCADET, Christian. Fontes e recursos para a análise da canção e princípios metodológicos para a constituição de uma fonoteca de pesquisa. In: VALENTE, Heloísa de A. D.(org.): Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera; FAPESP, p. 114-145, 2007.

NEDER, Álvaro: O estudo cultural da música popular brasileira: dois problemas e uma contribuição. In: Per Musi. Belo Horizonte, nº 22, 2010, p. 181-195.

SANTAELLA, Lúcia A cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Edunesp, 2001.

VALENTE, Heloísa de A. D., NUNES, M. R. F. Padre Marcelo & Amigos: uma questão bizantina? In: Atas do XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom (CDROM). Rio de Janeiro, 1999. Não paginado.

VALENTE, Heloísa de A. D. Opala preto e outras pérolas: performance de um veículo numa paisagem sonora globalizada. Cadernos da Pós-Graduação, ano 3, vol. 3, nº1. Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes/ Mestrado e Doutorado em Multimeios. Campinas: Instituto de Artes/ Unicamp, 1999.

______ O espírito do tempo, os tempos do espírito: nos (com)passos dos beats dos hits In: Revista Ghrebh_, nº 1, outubro 2002. Disponível em: http://revista.cisc.org.br/ghrebh1/artigos/01heloisa28092002.html. Acesso em 25 jan.2011. Não paginado.

______. As vozes da canção na mídia São Paulo: Via Lettera; FAPESP, 2003.

______A canção das mídias: objeto de escuta; objeto de estudo. In: VI Fórum do Centro de Linguagem Musical. Anais. São Paulo: Departamento de Música da ECA-USP, 2004.

______ (org.) Música e cultura das mídias: apontamentos e exercícios de clariaudiência. Osasco: Da Vinci Editora, 2010.

______ (org.) Música e cultura das mídias: apontamentos e exercícios de clariaudiência. Osasco: Da Vinci Editora, 2011.

YÚDICE, George. A funkização do Rio. HERSCHMANN, Michael (Org.). Abalando os anos 90: punk e hip-hop. Globalizção, violência e estilo cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec; Educ, 1997.

Fontes na internet

MICHAEL, Andréa. Euforia alagoana: O ex-presidente Fernando Collor fez de seu 50º aniversário o ensaio geral para o regresso à política a partir do ano 2000.In:Época (on-line). epoca.globo.com/edic/19990816/brasil2.htm. Acesso: 30.jun.2012.

Autor do Lula- lá fala sobre o “jingle”. Entrevista de Hilton Acioli a Haroldo Sereza .Especial UOL Eleições 1989 (notícias.uol.com.br/1989). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rqRRLod-s3I. Acesso: 30 jun. 2012.

Peças raras (blog)http://pecasraras.blogspot.com.br/2010/10/musica-para-eleger-fhc-x-lula-em-1994.html. Acesso em 30 jun. 2012.

MENDES, Gilberto: O papel das mídias e produtos tecnológicos na composição musical palestra proferida para o Centro de Estudos em Música e Mídia -MusiMid, em 24 jun. 2005. http://www.musimid.mus.br/videos.htm. Acesso em 30 jun. 2012.

Folha de S. Paulo, em 1º de janeiro de 1999, p.1, caderno 4.

Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br/site/2005/03/17/brasil-na-franca-2/.

Published

2013-11-10

How to Cite

Valente, Heloísa de Araújo Duarte. 2013. “Soundscapes, Soundtracks: Brazilian Sound Portraits”. Per Musi, no. 28 (November):1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39644.

Issue

Section

Articles in Portuguese/Spanish