Paisagens sonoras, trilhas musicais

retratos sonoros do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Paisagem sonora no Brasil, Música popular e memória musical, Canção e semiótica musical

Resumo

O presente texto parte dos pressupostos de que: 1) a música é componente de relevo da paisagem sonora (SCHAFER, 2001); da mesma maneira, a paisagem sonora interfere nos processos perceptivos e na formação do gosto estético; 2) a música veiculada pela mídia é construto da vida cotidiana, pois a própria música engendra modelos e formas de comportamento. Um estudo desses elementos poderá contribuir para compreender melhor a dinâmica social das culturas, pela figura de seus governantes e governos, para além do que nos vem sendo oferecido, de forma estereotipada e simplista.

Biografia do Autor

  • Heloísa de Araújo Duarte Valente, Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP)

    Pesquisadora do CNPq, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com estágio junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris), e pós-doutoramento junto ao Dept. de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR- ECA-USP). É autora de Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio (São Paulo: Annablume, 1999) e As vozes da canção na mídia (Via Lettera/FAPESP, 2003); e organizadora de diversas obras na área interdisciplinar de música e comunicação. É fundadora Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid e idealizadora e responsável pelos Encontros de Música e Mídia (desde 2005). Atua como pesquisadora e docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Música ECA-USP e no Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes.

Referências

ALBIM, Ricardo Cravo. Dicionário MPB. Disponível em http://www.dicionariompb.com.br. Consultado em junho de 2012.

AMARAL, Euclides (2005). O movimento hip hop. Disponível em: http://www.baixadafacil.com.br/euclidesamaral/hiphop.htm. Consultado em 26 de abril de 2005.

GONZÁLEZ, Juan Pablo. Musicología popular en América Latina: síntesis de sus logros, problemas y desafíos. Revista musical chilena. [online], vol. 55, nº. 195, 2001. Disponível em: http://www.scielo.cl. Consultado em 16 de maio de 2005

MARCADET, Christian. Fontes e recursos para a análise da canção e princípios metodológicos para a constituição de uma fonoteca de pesquisa. In: VALENTE, Heloísa de A. D.(org.): Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera; FAPESP, p. 114-145, 2007.

NEDER, Álvaro: O estudo cultural da música popular brasileira: dois problemas e uma contribuição. In: Per Musi. Belo Horizonte, nº 22, 2010, p. 181-195.

SANTAELLA, Lúcia A cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Edunesp, 2001.

VALENTE, Heloísa de A. D., NUNES, M. R. F. Padre Marcelo & Amigos: uma questão bizantina? In: Atas do XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom (CDROM). Rio de Janeiro, 1999. Não paginado.

VALENTE, Heloísa de A. D. Opala preto e outras pérolas: performance de um veículo numa paisagem sonora globalizada. Cadernos da Pós-Graduação, ano 3, vol. 3, nº1. Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes/ Mestrado e Doutorado em Multimeios. Campinas: Instituto de Artes/ Unicamp, 1999.

______ O espírito do tempo, os tempos do espírito: nos (com)passos dos beats dos hits In: Revista Ghrebh_, nº 1, outubro 2002. Disponível em: http://revista.cisc.org.br/ghrebh1/artigos/01heloisa28092002.html. Acesso em 25 jan.2011. Não paginado.

______. As vozes da canção na mídia São Paulo: Via Lettera; FAPESP, 2003.

______A canção das mídias: objeto de escuta; objeto de estudo. In: VI Fórum do Centro de Linguagem Musical. Anais. São Paulo: Departamento de Música da ECA-USP, 2004.

______ (org.) Música e cultura das mídias: apontamentos e exercícios de clariaudiência. Osasco: Da Vinci Editora, 2010.

______ (org.) Música e cultura das mídias: apontamentos e exercícios de clariaudiência. Osasco: Da Vinci Editora, 2011.

YÚDICE, George. A funkização do Rio. HERSCHMANN, Michael (Org.). Abalando os anos 90: punk e hip-hop. Globalizção, violência e estilo cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec; Educ, 1997.

Fontes na internet

MICHAEL, Andréa. Euforia alagoana: O ex-presidente Fernando Collor fez de seu 50º aniversário o ensaio geral para o regresso à política a partir do ano 2000.In:Época (on-line). epoca.globo.com/edic/19990816/brasil2.htm. Acesso: 30.jun.2012.

Autor do Lula- lá fala sobre o “jingle”. Entrevista de Hilton Acioli a Haroldo Sereza .Especial UOL Eleições 1989 (notícias.uol.com.br/1989). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rqRRLod-s3I. Acesso: 30 jun. 2012.

Peças raras (blog)http://pecasraras.blogspot.com.br/2010/10/musica-para-eleger-fhc-x-lula-em-1994.html. Acesso em 30 jun. 2012.

MENDES, Gilberto: O papel das mídias e produtos tecnológicos na composição musical palestra proferida para o Centro de Estudos em Música e Mídia -MusiMid, em 24 jun. 2005. http://www.musimid.mus.br/videos.htm. Acesso em 30 jun. 2012.

Folha de S. Paulo, em 1º de janeiro de 1999, p.1, caderno 4.

Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br/site/2005/03/17/brasil-na-franca-2/.

Downloads

Publicado

2013-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Paisagens Sonoras, Trilhas Musicais: Retratos Sonoros Do Brasil”. 2013. Per Musi, nº 28 (novembro): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39644.