A linhagem samba-bossa-MPB

sobre a construção de um discurso de tradição da música popular brasileira

Autores

Palavras-chave:

Historiografia da música popular, História da música brasileira, Samba e MPB

Resumo

Este artigo apresenta um estudo acerca da construção dos discursos sobre música popular urbana no Brasil, desde o momento formativo dos primeiros textos historiográficos sobre o objeto, até a proposição da “linha evolutiva” e a institucionalização da MPB. Neste período, que vai da década de 1930 até o final dos anos 1960, constituiu-se uma linhagem da música popular no Brasil que tem como eixo central o samba carioca, em torno do qual formou-se um sistema sociocultural e um pensamento histórico-sociológico. A ideia desta linhagem, como articuladora da tradição da música popular brasileira, foi a concepção dominante sobre esta música até por volta dos anos 1980.

Biografia do Autor

  • Silvano Fernandes Baia, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2010), mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (2005) e bacharel em Música com habilitação em violão pela mesma instituição (2001). Atualmente é professor adjunto no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, onde ministra disciplinas de História da Música. É membro do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional História e Música.

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Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Linhagem Samba-Bossa-MPB: Sobre a construção De Um Discurso De tradição Da Música Popular Brasileira”. 2014. Per Musi, nº 29 (junho): 1-15. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39695.