“Para inglês ouvir”: a música do Brasil na literatura acadêmica anglo-americana

Autores

  • Silvano Fernandes Baia Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5181

Palavras-chave:

Música do Brasil, Música popular brasileira, Estudos brasileiros, História da música brasileira

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da literatura sobre a música do Brasil escrita em inglês e desenvolvida por pesquisadores anglo-americanos. A partir de uma leitura crítica de textos publicados em livros dedicados à música brasileira, localizam-se as temáticas e abordagens predominantes em tal circuito, assim como se apontam conceitos e tendências recorrentes que sustentam os discursos presentes em tais textos. Desse panorama, resultam interpretações acerca da musicalidade do país e de como este é pensado através dos estudos da sua música. Além de uma valorização de certa abordagem e de uma parcela da produção musical – a música popular e alguns gêneros específicos –, muitas concepções culturais, políticas e sociais emergem nesse contexto em que circulam ideias sobre um Brasil escrito em língua inglesa.

Biografia do Autor

  • Silvano Fernandes Baia, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

    PhD in Social History by Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2010), M.A. in Music by Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (2005) and Graduate in Music with a major in guitar by the same institution (2001). His post-doctoral research was carried out at the Department of Spanish, Portuguese e Latin American Studies – King´s College London (2014/2015). He is currently professor in the Music course at Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Author of the book A historiografia da música popular no Brasil: análise crítica dos estudos acadêmicos até o final do século XX.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“‘Para Inglês ouvir’: A Música Do Brasil Na Literatura Acadêmica Anglo-Americana”. 2018. Per Musi, nº 38 (maio). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5181.

Artigos Semelhantes

1-10 de 377

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)