A complexidade rítmica no Estudo Percussivo II de Arthur Kampela
Palavras-chave:
Nova Complexidade, Ritmos complexos, Música de Vanguarda, Composição e performanceResumo
Este artigo discute o uso das estruturas rítmicas complexas, tais como quiálteras dentro de quiálteras na obra Estudo Percussivo II, de 1993, do compositor brasileiro Arthur Kampela. Em alguns casos, serão demonstrados procedimentos de notação da escrita complexa do compositor britânico Brian Ferneyhoug. Este artigo propõe uma discussão a respeito desta escrita peculiar no Estudo Percussivo II. Para finalizar será abordada a escrita complexa sobre a ótica de outros compositores como Pierre Boulez para que a partir desta visão sejam propostas outras possibilidades de escrita rítmica no Estudo Percussivo II.
Referências
BORTZ, Graziela. Rhythm in the Music of Brian Ferneyhough, Michael Finnissy, and Arthur Kampela: A Guide for Performers. New York: Graduate School and University Center of CUNY, 2003. (Tese de doutorado).
__________. Modulação micrométrica na música de Arthur Kampela. Per Musi, Belo Horizonte, nº13, p.85-99, Jan/Jun. 2006.
BOULEZ, Pierre. Pierre Boulez no Studio PANaroma. In: Flo Menezes, Música Maximalista: ensaios sobre a música radical e especulativa. São Paulo: Editora UNESP, 2006. Entrevista concedida a Flo Menezes.
FERNEYHOUGH, Brian. Adagissimo para Quarteto de Cordas. Partitura. London: Peters, 1985.
KAMPELA, Arthur. Micro-Metric Modulation: New Directions in the Theory of Complex Rhythms. New York: Columbia University, 1998. (Tese de doutorado)
__________. “A Knife All Blade: Deciding the Side Not to Take”. Current Musicology, New York, n°. 67- 68, p.167-193, Fall-winter 1999.
__________. Estudo Percussivo II, para violão solo. Partitura. Manuscrito do autor, 1993.
__________. Estudo Percussivo III, para violão solo. Partitura. Manuscrito do autor,1998.
__________. Conversa informal entre Arthur Kampela e Daniel Vargas, via Skype. 24 de abril de 2009.
SCHICK, Steven. Developing an interpretative context: learning Brian Ferneyhough’s Bone Alphabet. Perspectives of New Music, Washington, v.32, n° 1, p.132-153, Winter, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.