A complexidade rítmica no Estudo Percussivo II de Arthur Kampela

Autores

  • Daniel Vargas Coelho Escola de música e belas artes do Paraná (EMBAP)

Palavras-chave:

Nova Complexidade, Ritmos complexos, Música de Vanguarda, Composição e performance

Resumo

Este artigo discute o uso das estruturas rítmicas complexas, tais como quiálteras dentro de quiálteras na obra Estudo Percussivo II, de 1993, do compositor brasileiro Arthur Kampela. Em alguns casos, serão demonstrados procedimentos de notação da escrita complexa do compositor britânico Brian Ferneyhoug. Este artigo propõe uma discussão a respeito desta escrita peculiar no Estudo Percussivo II. Para finalizar será abordada a escrita complexa sobre a ótica de outros compositores como Pierre Boulez para que a partir desta visão sejam propostas outras possibilidades de escrita rítmica no Estudo Percussivo II.

Biografia do Autor

  • Daniel Vargas Coelho, Escola de música e belas artes do Paraná (EMBAP)

    Violonista e compositor, aluno do Bacharelado em Violão da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), já foi bolsista FAPEMIG de iniciação científica. Participou de um quarteto de violões ao lado de Fábio Adour, com apresentações nas cidades de Belo Horizonte conservatório da UFMG) e em Ouro Preto (UFOP). Como solista se apresentou no Festival de Inverno de Ouro Preto e Marina. Também, ao lado do compositor e violonista Arthur Kampela se apresentou no Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte, (FIV ano V, 2010).

Referências

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Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Complexidade rítmica No Estudo Percussivo II De Arthur Kampela”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40066.