Orfeu, figura do maravilhoso na ópera barroca

Autores

  • Raphaëlle Legrand Universidade Sorbonne - Paris IV (França)

Palavras-chave:

Cantata, Maravilhoso, Música barroca, Orfeu, Ópera

Resumo

O personagem de Orfeu está presente nas maiores obras líricas do início ao final do período barroco (Peri, Caccini, Monteverdi, Gluck). Ele aparece também nas óperas (Rossi, Charpentier, L. de Lully), balés (J.B. Lully) ou cantatas (Rameau) nas quais as diversas modalidades do maravilhoso musical barroco se exprime através deste mito polimorfo. Orfeu pode também ser visto como uma metáfora da síntese das artes, própria da ópera.

Biografia do Autor

  • Raphaëlle Legrand , Universidade Sorbonne - Paris IV (França)

    Raphaëlle Legrand é professora de história e análise de música barroca na Universidade de Paris-Sorbonne, Paris IV. Publicou, com Nicole Wild, Regards Sur l’opéra-comique, trois siècles de vie théâtrale (CNRS Editions, 2002; premiada pela Académie Charles Cros) e com Laurine Quetin, Entre théâtre et musique: Récitatifs en Europe aux XVIIe et XVIIIe siècles (Cahiers d’histoire culturelle, Université de Tours, 1999) e a obra Rameau et le pouvoir de l’harmonie (Cité de la Musique, 2007) e numerosos artigos sobre o compositor e téorico. Atualmente escreve uma obra comparativa sobre música e significado nas obras de Bach, Handel, Rameau e Vivaldi. Raphaëlle Legrand é membro de diversos corpos editoriais, como: Société Française de Musicologie, Œuvres Complètes de Lully, e das revistas Musurgia, Analyse et Pratique Musicales e Jardin de Musique.

Referências

Le texte de cette conférence a été conçu pour introduire une représentation de La Descente d’Orphée aux Enfers de Marc-Antoine Charpentier, le 27 octobre 2009, au théâtre de Sabará, MG, dans le cadre de la II Semana de Musica Antiga da UFMG.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

“Orfeu, Figura Do Maravilhoso Na ópera Barroca”. 2011. Per Musi, nº 24 (julho): 1-5. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40337.