‘Vamo fazê maravilha!’

avaliação estético-ritual das performances do Reinado pelos congadeiros

Autores

  • Glaura Lucas Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Reinado, Mito, Música ritual, Maravilha, Religiosidade afro-brasileira

Resumo

Os significados da ‘maravilha’ no contexto do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, tal como o termo é utilizado nos cantos e nas elaborações discursivas dos congadeiros, são aqui abordados a partir da perspectiva desses participantes sobre a origem e o percurso histórico de sua tradição religiosa, calcada na experiência da dor de seus ancestrais escravizados. Tais fatos e eventos ainda motivam o pertencimento a essa tradição no presente e preenchem de sentido, de significância e, consequentemente, de maravilha as ações performáticas atuais.

Biografia do Autor

  • Glaura Lucas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    É etnomusicóloga, professora adjunta do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG, onde atualmente coordena o Laboratório de Musicologia e Etnomusicologia. É doutora em música pela UNIRIO, com estágio na Open University (Reino Unido). É pesquisadora das culturas musicais afro-brasileiras. Publicou Os Sons do Rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá (Ed. UFMG, 2002) a partir de sua dissertação de mestrado, ganhadora do Prêmio Sílvio Romero (Funarte/ MinC, 1999). Coordenou, juntamente com José Bonifácio da Luz a realização do cd-livro Cantando e Reinando com os Arturos (2006). Integra o grupo de pesquisa Experience and meaning in music performance da Open University, na Inglaterra.

Referências

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpenetrações de civilizações. São Paulo, Pioneira, Edusp, 1971.

BRUNER, Edward M. Experience and its expressions. In: TURNER, Victor & BRUNER, Edward M. (ed.) The Anthropology of Experience Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 1986. P.3-30.

GOMES, Núbia Pereira de Magalhães & PEREIRA, Edimilson de Almeida. Negras raízes mineiras: os Arturos. Juiz de Fora, Ministério da Cultura/EDUFJF, 1988.

LUCAS, Glaura. Tempo e música nos rituais do Congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

_________ Os sons do rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2002.

MARTINS, Leda Maria. A oralitura da memória. In: FONSECA, Ma. Nazareth S. (org.) Brasil Afro-Brasileiro. Belo Horizonte, Brazil: Autêntica, 41-59, 2000.

SOUZA, Marina de Mello e. (2002) Reis negros no Brasil escravista: história da festa de coroação de Rei Congo. Belo Horizonte: Editora UFMG.

TINHORÃO, José Ramos. (1972) Música popular de índios, negros e mestiços. Petrópolis: Vozes.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“‘Vamo Fazê maravilha!’: Avaliação estético-Ritual Das Performances Do Reinado Pelos Congadeiros”. 2011. Per Musi, nº 24 (julho): 1-5. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40411.