Desenvolver a percepção harmônica

conversa com Bruno Mangueira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45389

Palavras-chave:

Percepção harmônica, Ensino e aprendizagem, Música popular, Bruno Magueira, Guitarra elétrica

Resumo

Nesta entrevista, o guitarrista, compositor, arranjador, professor e pesquisador brasileiro Bruno Mangueira

compartilha seu processo de desenvolvimento musical a partir de uma conversa com ênfase na investigação sobre desenvolvimento da percepção harmônica. Mangueira é de uma geração de guitarristas que teve acesso ao ensino superior na área de música popular. No entanto, antes da universidade vivenciou processos de educação não-formal e informal relacionados à música popular que foram incorporados não apenas na sua prática musical, mas também na sua prática pedagógica. Mangueira atua tanto na carreira artística quanto acadêmica. Sua trajetória tem potencial de colaborar com os processos de ensino e aprendizagem da música popular.

Biografia do Autor

  • Thais dos Guimarães Alvim Nunes, Universidade Federal de São Carlos

    Thais dos Guimarães Alvim Nunes é professora do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde ministrada as disciplinas de Canto Popular e Vozes do Mundo. Possui Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde 2015 é coordenadora do programa de Extensão Música Popular: História, Performance e Ensino e líder do Grupo de Estudos da Canção Popular, conjuntamente com o prof. Adelcio Camilo Machado. Tem se dedicado a pesquisas relacionadas ao ensino e a aprendizagem da Música Popular, à análise da Canção Popular e à performance vocal.

  • André de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

    André de Oliveira atua desde 2010 como guitarrista e professor particular de violão, guitarra e ukulele. Desde 2018 atua também como educador musical de guitarra elétrica e prática de banda no Projeto Guri do Polo São Carlos-SP e em escolas particulares de música. Possui experiência de gravação em estúdio. Como instrumentista, participou das bandas Café das 4, Pente Fino, Grooveria Brasil e Orquestra OSASC. É licenciando em Música pela Universidade Federal de São Carlos-SP.

  • Bruno Mangueira, Universidade de Brasília

    Bacharel, mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2001, 2006 e 2012), com período de doutorado sanduíche na University of Cincinnati (EUA, 2011). Realizou pós-doutorado no Queens College da City University of New York (2020-2021). É professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília, onde coordena o Laboratório de Guitarra e Música Popular e lidera o Núcleo de Estudos em Música Popular. Apresentou-se como solista junto a orquestras sinfônicas e big bands no Brasil e no exterior, e lançou cinco CDs como solista, além de participar em trabalhos de diversos artistas. Tem experiência no campo da Música Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: guitarra, violão, harmonia, improvisação, arranjo, composição, música popular brasileira, jazz, produção musical e pesquisa em música popular.

Referências

Mangueira, Bruno R. 2006. Concepções estilísticas de Hélio Delmiro: violão e guitarra na música instrumental brasileira. Dissertação de Mestrado. Campinas: Instituto de Artes da Unicamp.

_________________. 2012. Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica: soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha. Tese de Doutorado. Campinas: Instituto de Artes da Unicamp.

Publicado

2023-10-24

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

“Desenvolver a percepção harmônica: Conversa Com Bruno Mangueira”. 2023. Per Musi 24 (outubro): 1-13. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45389.