Desenvolver a percepção harmônica
conversa com Bruno Mangueira
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45389Palavras-chave:
Percepção harmônica, Ensino e aprendizagem, Música popular, Bruno Magueira, Guitarra elétricaResumo
Nesta entrevista, o guitarrista, compositor, arranjador, professor e pesquisador brasileiro Bruno Mangueira
compartilha seu processo de desenvolvimento musical a partir de uma conversa com ênfase na investigação sobre desenvolvimento da percepção harmônica. Mangueira é de uma geração de guitarristas que teve acesso ao ensino superior na área de música popular. No entanto, antes da universidade vivenciou processos de educação não-formal e informal relacionados à música popular que foram incorporados não apenas na sua prática musical, mas também na sua prática pedagógica. Mangueira atua tanto na carreira artística quanto acadêmica. Sua trajetória tem potencial de colaborar com os processos de ensino e aprendizagem da música popular.
Referências
Mangueira, Bruno R. 2006. Concepções estilísticas de Hélio Delmiro: violão e guitarra na música instrumental brasileira. Dissertação de Mestrado. Campinas: Instituto de Artes da Unicamp.
_________________. 2012. Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica: soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha. Tese de Doutorado. Campinas: Instituto de Artes da Unicamp.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






