O modernismo no estilo musical tardio de Gabriel Fauré

aspectos estilísticos e formais do Primeiro Movimento do Deuxième Quintette pour Piano et Cordes Op.115

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.45408

Palavras-chave:

Gabriel Fauré

Resumo

Análise dos aspectos estilísticos da última fase composicional de Gabriel Fauré, focando sobre aspectos harmônicos, contrapontísticos, rítmicos e formais encontrados no Primeiro Movimento do Deuxième Quintette pour Piano et Cordes Op.115.

Biografia do Autor

  • Nahim Marun, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Recebeu vários prêmios por sua carreira artística, entre eles, o Prêmio Melhor Solista do Ano da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Suas gravações em CDs e DVDs receberam o Prêmio Diapason d’Or e o Prêmio Bravo! de Cultura “Melhor CD de Música Erudita de 2006”. Estudou análise com Koellreutter no Brasil e com Carl Schachter nos EUA. Dedicou-se por vários anos ao estudo da obra de Gabriel Fauré sob orientação do pianista americano Grant Johannesen (pioneiro na gravação integral da obra para piano desse compositor). É professor de piano na Universidade Estadual Paulista/UNESP de São Paulo desde 1998, atuando na graduação e pós-graduação. Doutor em Música pela UNICAMP e Mestre em Performance pelo The Mannes College of Music de Nova York. Suas próximas atividades acadêmicas incluem a publicação do livro Técnica Avançada para Pianistas pela Editora da Universidade Estadual Paulista/EDUNESP e Pós-Doutorado na Universidade Paris-Sorbonne sobre a obra de Villa-Lobos, com orientação de Danièle Pistone, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Modernismo No Estilo Musical Tardio De Gabriel Fauré: Aspectos estilísticos E Formais Do Primeiro Movimento Do Deuxième Quintette Pour Piano Et Cordes Op.115”. 2010. Per Musi, nº 21 (janeiro): 1-9. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.45408.