Night Fantasies de Elliott Carter

estratégias de aprendizagem e performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.45880

Palavras-chave:

Música contemporânea, Música para piano, Performance, Elliott Carter, Night Fantasies

Resumo

Este texto é um relato de minha experiência de aprendizagem e performance da obra Night Fantasies de Elliott Carter. Discuto neste artigo os problemas técnico-pianísticos que encontrei e as estratégias de que lancei mão a fim de superar tais dificuldades, além de algumas questões analíticas e históricas da obra e do compositor que julgo importantes para a performance criteriosa desta peça para piano.

Biografia do Autor

  • Luciane Cardassi, The Banff Centre, Banff, Canadá

    Pianista, é Doutora em Música (Contemporary Piano Performance) pela Universidade da Califórnia, San Diego (EUA) e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista da CAPES. Tem artigos publicados em importantes revistas nacionais na área de performance da música contemporânea, além de palestras e concertos no Brasil e exterior.

Referências

ANDERSON, Bruce. The Solo Piano Music of Elliott Carter: A Performance Guide. PhD diss., New York University, 1988.

BAKER, Alan. “An Interview with Elliott Carter”. American Public Media, July 2002. Disponível em <http://musicmavericks.publicradio.org/features/interview_carter.html> Acesso em 10/06/2008.

CARDASSI, Luciane. Contemporary Piano Repertoire: A Performer’s Guide To Three Pieces by Stockhausen, Berio and Carter. D.M.A. Dissertation, University of California, San Diego, 2004.

______. “Klavierstück IX de Karlheinz Stockhausen: estratégias de aprendizagem e performance”. Per Musi. n.12, jul-dez. Belo Horizonte: UFMG, 2005, p.55-64.

______. “Sequenza IV de Luciano Berio: estratégias de aprendizagem e performance”. Per Musi. n.14, jul-dez. Belo Horizonte: UFMG, 2006, p.44-56.

CARTER, Elliott. Night Fantasies, for piano. Associated Music Publishers, New York, 1982.

______. “Shop Talk by an American Composer”, in: SCHWARTZ, Elliott & CHILDS, Barney (eds.), Contemporary Composers on Contemporary Music. Holt, Rinehart and Winston, New York, 1967.

GANDELMAN, Salomea & COHEN, Sara. Cartilha rítmica para piano de Almeda Prado. Rio de Janeiro, 2006.

MAHNKOPF, Claus-Steffen. “Complex Music: An Attempt at a Definition”, in: MAHNKOPF, Claus-Steffen, COX, Frank & SCHURIG, Wolfram (eds.), Polyphony & Complexity. Hofheim, Wolke Verlag, 2002. p.54-64.

MURPHY, Shane. “Imagery: Inner Theater Becomes Reality”, in: MURPHY, Shane (ed.), The Sport Psych Handbook. Champaign, Human Kinetics, 2005. p. 127-151.

REDGATE, Christopher. “A Discussion of Practices Used in Learning Complex Music with Specific Reference to Roger Redgate’s Ausgangspunkte”. Contemporary Music Review. vol. 26, part 2, April 2007. p.141-149.

ROSEN, Charles. “An Old Master Still in Development”. The New York Times. 09/12/2007.

SADIE, Stanley (ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London, Macmillan Publishers Limited, 2001.

SCHICK, Steven. “Developing an Interpretive Context: Learning Brian Ferneyhough’s Bone Alphabet”. Perspectives in New Music. Vol. 32, no. 1, Winter, 1994. p.132-153.

SCHIFF, David. The Music of Elliott Carter. New York, Ernst Eulenburg, 1983.

______. “Elliott Carter”. In: SADIE, Stanley (ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London, Macmillan Publishers Limits, 2001. vol. 25, p. 323.

SHERMAN, Russell. Piano Pieces. New York, Farrar, Straus and Giroux, 1996.

WARBURTON, Thomas. “A Literary Approach to Carter’s Night Fantasies”, Music Review, Vol. 51; Issue 3, Aug 1990; p.208-220.

WEISBERG, Arthur. Performing Twentieth-Century Music – A Handbook for Conductors and Instrumentalists. New Haven, Yale University Press, 1993.

Downloads

Publicado

2010-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Night Fantasies De Elliott Carter: Estratégias De Aprendizagem E Performance”. 2010. Per Musi, nº 21 (janeiro): 1-14. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.45880.