Klavierstück IX de Karlheinz Stockhausen

estratégias de aprendizagem e performance

Autores

  • Luciane Cardassi Universidade da Califórnia

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55479

Palavras-chave:

música contemporânea, música para piano, performance, Stockhausen, Klavierstück IX

Resumo

Neste artigo, que deriva da minha tese de doutorado Contemporary Piano Repertoire: A Performer’s Guide ToThree Piecesby Stockhausen, Berioand Carter, relato minhaexperiência deaprendizagem e performance da obra Klavierstück IX de Karlheinz Stockhausen. Discuto neste texto os problemas técnico-pianísticos que encontrei e as estratégias de que lancei mão a fim de superar tais dificuldades, além de algumas questões analíticas e históricas da obra e do compositor que julgo importantes para a performance criteriosa desta peça para piano.

Biografia do Autor

  • Luciane Cardassi , Universidade da Califórnia

    Luciane Cardassi,pianista. Doutora emMúsicaContemporânea (Performance) pelaUniversity of California, San Diego, e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES - Brasil

Referências

HARVEY, Jonathan. The Music of Stockhausen: An Introduction. London, Faber & Faber, 1975.

SCHICK,Steven. “Developing an Interpretive Context: LearningBrian Ferneyhough’s BoneAlphabet”. Perspectives in New Music. Vol. 32, no. 1, Winter, 1994. pp. 132-153.

WÖRNER, Karl H. Stockhausen: Life and Work. Berkeleyand Los Angeles, University of California Press, 1973.

Downloads

Publicado

2005-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Klavierstück IX De Karlheinz Stockhausen: Estratégias De Aprendizagem E Performance”. 2005. Per Musi, nº 12 (julho): 55-64. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55479.