Klavierstück IX de Karlheinz Stockhausen
estratégias de aprendizagem e performance
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55479Palavras-chave:
música contemporânea, música para piano, performance, Stockhausen, Klavierstück IXResumo
Neste artigo, que deriva da minha tese de doutorado Contemporary Piano Repertoire: A Performer’s Guide ToThree Piecesby Stockhausen, Berioand Carter, relato minhaexperiência deaprendizagem e performance da obra Klavierstück IX de Karlheinz Stockhausen. Discuto neste texto os problemas técnico-pianísticos que encontrei e as estratégias de que lancei mão a fim de superar tais dificuldades, além de algumas questões analíticas e históricas da obra e do compositor que julgo importantes para a performance criteriosa desta peça para piano.
Referências
HARVEY, Jonathan. The Music of Stockhausen: An Introduction. London, Faber & Faber, 1975.
SCHICK,Steven. “Developing an Interpretive Context: LearningBrian Ferneyhough’s BoneAlphabet”. Perspectives in New Music. Vol. 32, no. 1, Winter, 1994. pp. 132-153.
WÖRNER, Karl H. Stockhausen: Life and Work. Berkeleyand Los Angeles, University of California Press, 1973.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






