A evolução da percussão e os novos desafios para percussionistas
ecletismo ou especialização
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.47851Palavras-chave:
percussão, evolução, repertório, ecletismo, especializaçãoResumo
O presente trabalho apresenta um panorama da evolução e da multiplicidade da percussão, especialmente a partir do séc. XX. Ele trata, consequentemente, dos desafios que o/a percussionista atual encontra perante esse fenômeno, desde a criação e aperfeiçoamento de diversos instrumentos, o desenvolvimento de diferentes técnicas e o surgimento de um vasto repertório para distintos instrumentos e estilos musicais, tanto em contexto mundial como no Brasil. Isto faz com que boa parte dos/as percussionistas se encontrem em algum momento num paradoxo entre a busca pelo ecletismo perante essa grande diversidade ou pela maior especialização, focando em apenas um ou alguns dos instrumentos e/ou estilos abordados. Discutir-se-á também como as instituições de ensino de percussão têm lidado com essas questões específicas.
Referências
Aleo, Keith. 2011. Complementary Percussion. New York: Bachovich Music Publications.
Armbruster, Curt Joseph. 2019. “The Noble Snare: a collection of works exposing and progressing the performance capabilities of the unaccompanied snare drum”. Tese (Doutorado em Música). Maryland: University of Maryland.
Beck, John H. 2007. Encyclopedia of Percussion. New York, Oxon: Routledge.
Bercowitz, Adam Eric. 2011. “A Comparative Analysis of the Mechanics of Musser Grip, Stevens Grip, Cross Grip, and Burton Grip”. Monografia (Bacharelado em Música). Boca Raton: Florida Atlantic University.
Blades, James. 1984. Percussion Instruments and Their History. London: Faber & Faber Ltda.
Bologna, Ricardo de Figueiredo. 2018. “Estudo interpretativo da obra Janissary Music de Charles Worinen”. Tese (Doutorado em Música). Campinas: Unicamp.
Campos, Cleber da Silveira. 2008. “Percussão Múltipla Mediada por Processos Tecnológicos”. Dissertação (Mestrado em Música). Campinas: Unicamp.
Cimmino, Paolo; Caiazza, Igor. 2020. Le Percussioni in Orchestra. Casalmaiocco: Dantone Edizioni e Musica.
Epstein, Frank. 2007. Cymbalisms. Victoria, Australia: Hal Leonard.
Gauthreau II, Guy Gregory. 1989. “Orchestral Snare Drum Performance: an historical study”. Tese (Doutorado em Música). Baton Rouge: Louisiana State University and Agricultural and Mechanical College.
Hashimoto, Fernando. 2020. Os Tímpanos no Repertório Brasileiro Solo e Orquestral. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora.
Johannson, Magnus. 2012. “Double Mallet Grips”. In: https://doublemalletgrips.wordpress.com/about-the-author/
Kastner, Kathleen Sherry. 1989. “The emergence and evolution of a generalized marimba technique”. Tese (Doutorado em Música). Urbana-Champaign: University of Illinois.
Menezes, Flo. 1999. Atualidade Estética da Música Eletroacústica. São Paulo: Fundação Editora Unesp.
Moore, Jeff. 2006. “20 Years of the Rosauro Marimba Concerto”. Percussive Notes, June: 10-15.
Morais, Ronan Gil de. 2012. “Vibrações Brasileiras: Repertório Brasileiro para vibrafone solo”. Música em Perspectiva, 5 (1): 105-123.
Padovani, José Henrique; Ferraz, Silvio. 2011. “Proto-História, Evolução e Situação Atual das Técnicas Estendidas na Criação Musical e na Performance”. Música Hodie, 11 (2): 11-35.
Rodriguez, Alex W. 2012. “A Brief History Of Jazz Education, Pt. 1”. NPR Music. https://www.npr.org/sections/ablogsupreme/2012/10/26/163741653/a-brief-history-of-jazz-education-pt-1
Rodriguez, Alex W. 2013. “A Brief History Of Jazz Education, Pt. 2”. NPR Music. https://www.npr.org/sections/ablogsupreme/2013/01/08/168893316/a-brief-history-of-jazz-education-pt-2
Serale, Daniel Osvaldo. 2011. “Performance no teatro instrumental: o repertório brasileiro para um percussionista.” Dissertação (Mestrado em Música). Rio de Janeiro: Unirio.
Stevens, Leigh H. 1979. Method of Movement for Marimba: With 590 exercises. Nova Jersey: Marimba Productions.
Tullio, Eduardo Fraga. 2014. “O Grupo do Brooklyn – semente da percussão contemporânea no Brasil”. Tese (Doutorado em Música). Aveiro: Universidade de Aveiro.
Tullio, Eduardo Fraga; Sulpicio, Eliana. 2016. “Grupo de Percussão: Breve histórico e primeiras performances no Brasil de 1964 a 1980”. Revista Vórtex, 4 (3): 1-18.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






