Tecnologia de áudio na etnomusicologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.48786Palavras-chave:
Etnomusicologia, Produção fonográfica, Música de tradição oral, Tecnologia de áudio, PernambucoResumo
Estudo sobre a relação da etnomusicologia com a tecnologia de áudio adentrando nos principais desenvolvimentos tecnológicos e conceituais dessas duas áreas desde o final do século XIX. Objetiva resumir a história da primeira área, desde a musicologia sistemática até hoje com base na tecnologia que permeou seu percurso, chamando atenção para questões pouco contempladas. Foram subsídios metodológicos: a pesquisa bibliográfica e de campo, análises de documentos e comportamentos em estúdio de gravação e análises acústicas. Verificou-se a existência de marcos delineadores do processo histórico ocorrido. Sugere que qualquer fator relacionado com um processo de produção fonográfica pode influenciar o resultado acústico de uma manifestação musical gravada. Sugere também uma maior atenção em pesquisas frente à influência de elementos técnicos e conceituais de produção fonográfica em manifestações de transmissão oral.
Referências
MENEZES BASTOS, Rafael José de. Etnomusicologia no Brasil: algumas tendências hoje. Antropologia em Primeira Mão, mFlorianópolis, v. 67, p.4-17, 2004.
BLACKING, John. How musical is man. Seattle: The University of Washinton Press, 1974.
BLUM, Stephen. Prologue: Ethnomusicologists and Modern Music History. In: BLUM, Stephen; BOHLMAN, Phillip V.; NEUMAN, Daniel M (Ed.). Ethnomusicology and Modern Music History. Illinois: University of Illinois Press, 1991. p.1-20.
BOHLMAN, Philip V. Ethnomusicology: post-1945 developments. In: MACY, L. (Ed.). The New Groove Dictionary of Music Online. Disponível em: http://www.grovemusic.com. Acesso em: 20 Jan. 2003.
BRAGA, Reginaldo Gil. Batuque Jêje-Ijexá em Porto Alegre: a música no culto aos Orixás. Porto Alegre: FUMPROARTE Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, 1998. 240 p.
CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao municipal. São Paulo: Ed. 34, 1998. 208 p. (Coleção Ouvido Musical).
CARDOSO FILHO, Marcos Edson; PALOMBINI, Carlos. Música e tecnologia no Brasil: a canção popular, o som e o microfone. XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). 2006, Brasília.
CUSICK, Suzanne G. La música como tortura / La música como arma. Revista Transcultural de Música. Traducción: Sebastián Cruz y Ruben Lopez Cano. v. 10, 2006.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio século XXI escolar – o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed. Revisada e Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. 790 p.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
GOHN, Daniel M. A tecnologia na música. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. 2001, Campo Grande. Disponível em:(http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/4599/1/NP6GOHN.pdf)
MERRIAM, Alan P. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.
MYERS, Helen. Field Technology. In: MYERS, Helen (Edit.). Ethnomusicology: an introduction. London: The Macmillan Press, 1992. p.50-87.
NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 120 p. (Coleção História e Reflexões, 2)
NETTL, Bruno. O estudo comparativo da mudança musical: Estudos de caso de quatro culturas. Anthropológicas, volume 17(1), p.11-34, 2006.
______. The study of ethnomusicology: twenty-nine issues and concepts. Urbana: University of Illinois Press, 1983. 410 p.
PINTO, Tiago de Oliveira. Cem anos de etnomusicologia e a “era fonográfica” da disciplina no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA, 2., 2005, Salvador. Anais...Salvador: ABET, 2004, p.103-124.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: perspectivas para o campo da etnomusicologia. Claves: Revista do Programa de Pós-Graduação em Musica da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, n. 2, p.87-98, 2006.
RHODES, Willard. Toward a Definition of Ethnomusicology. American Anthropology, v. 58, n. 03, p.457-463, Jun., 1956. In: SHELEMAY, Kay Kaufman. Ethnomusicology history, definitions, and scope: a core collection of scholarly articles. New York e London: Gerland Publishing Inc., 1992.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917 – 1933. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001.
TRAVASSOS, Elisabeth. Glossário dos Instrumentos Musicais. Suma Etnológica Brasileira. Petrópolis: Vozes, 1986.
SILVA, Edison Delmiro. Origem e desenvolvimento da indústria fonográfica brasileira. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.