Os efeitos de uma proposta didática de Educação Auditiva na performance musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5172

Palavras-chave:

educação auditiva, treino auditivo, performance musical

Resumo

Um dos desafios do contexto musical educativo contemporâneo é a urgência da construção e desenvolvimento de uma visão pluridisciplinar e multidimensional que possa, por um lado, contribuir para a superação de práticas pedagógicas fragmentadas do contexto e sintaxe musical, e por outro, contextualizar e desenvolver um conjunto de capacidades auditivas, cognitivas e expressivas. Este facto é observado nas práticas pedagógicas das unidades curriculares associadas à construção e desenvolvimento da formação musical dos indivíduos, cujos os paradigmas são pautados pelo desenvolvimento técnico-expressivo, isolamento de elementos fundamentais da sintaxe musical e desfasamento entre a produção contemporânea e seus processos de ensino e aprendizagem. Partindo da pertinência e contemporaneidade que estas práticas pedagógicas levantam no contexto atual foi desenvolvida uma abordagem metodológica de carácter experimental, com a finalidade de verificar se a implementação de um modelo pluridisciplinar e multidimensional de educação auditiva, produz efeitos na melhoria do desempenho e compreensão musical. Esta investigação empírica foi desenvolvida em contexto de Ensino Superior, com recurso a uma linha metodológica experimental, com grupo de controlo com pré-teste e pós-teste. Da análise e interpretação dos resultados emergem indicadores de que o processo de ensino e aprendizagem assente no Modelo Multidimensional de Educação Auditiva, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem e reconhecimento de elementos (estrutura rítmica e métrica, organização melódica e harmónica, elementos expressivos e diversidade estilística e instrumental) fundamentais na compreensão da sintaxe musical.

Biografia do Autor

  • Mário Cardoso, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

    Professor Adjunto do Departamento de Educação Musical da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. É Presidente da Comissão Científica e Director de Curso do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Faz parte da Coordenação (Coordenador-Ajunto) do Departamento de Educação Musical e membro do Centro de Investigação em Educação Básica na mesma instituição. As áreas de interesse e atividade científica estão centradas nas Ciências Musicais (interpretação, análise e composição musical), Estudos Artísticos (arte e tecnologia, estudos musicais, estudos fílmicos e da imagem) e Ciências da Educação (ensino e psicologia da Música). Atualmente é investigador de Pós-Doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ORCID – 0000-0003-3645-9641

  • Levi Silva, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

    Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de Salamanca. Professor Auxiliar da Escola das Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desenvolveu estudos de Pós-doutoramento na Universidade de Coimbra (2009-11) e na Universidade de Santiago de Compostela (2007). Membro do CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologias da Artes da Universidade Católica Portuguesa. Diretor da Revista Europeia de Estudos Artísticos (European Review of Artistic Studies). Tem desenvolvido uma regular atividade investigativa no domínio da Artes e Educação com especial enfoque na criação / direção artística e na orientação de trabalhos de investigação avançada (mestrado, doutoramento e pós-doutoramento). ORCID – 0000-0001-6603-034X

  • Elsa Morgado, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

    Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Mestre em Biologia e Geologia (para o ensino); Especializada em Educação Especial (domínio Cognitivo e Motor) e Licenciada em Biologia e Geologia (ensino de). Investigadora Auxiliar Convidada do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa – Braga; Investigadora de pós-Doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem desenvolvido uma regular atividade e investigativa no domínio das Ciências da Educação; Educação Especial; Supervisão Pedagógica e Estágio de Inserção Profissional. ORCID - 0000-0002-3653-7876

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Publicado

2018-07-15

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Os Efeitos De Uma Proposta didática De Educação Auditiva Na Performance Musical”. 2018. Per Musi, nº 38 (julho). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5172.