Considerando o Madrigal

Autores

  • Gary Tomlinson Universidade Yale, EUA

Palavras-chave:

madrigal renascentista, neoplatonismo e retórica musical

Resumo

A enorme proliferação do madrigal polifônico por volta de 1600 levanta questões básicas que não foram efetivamente propostas e muito menos respondidas na literatura acadêmica. Este ensaio coloca estas questões e sugere respostas, pelo menos provisórias, para elas. Ao fazer isso, descreve várias dinâmicas no desenvolvimento do madrigal que parecem ir contra à estreita relação da linguagem e música que todos os comentaristas notaram anteriormente. Essas dinâmicas criam um tipo de formalismo musical, às vezes até mesmo anti-linguísticos, onde menos esperaríamos. Eles apontam para a abertura de um espaço entre as palavras cantadas e os meios musicais do canto que é indiscutivelmente nova na experiência musical ocidental.

Biografia do Autor

  • Gary Tomlinson, Universidade Yale, EUA

    appointed in 2012 as John Hay Whitney Professor of Music and Humanities

     

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Publicado

2017-08-09

Edição

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