Propostas para o ensino e a pesquisa em cursos de graduação em instrumento musical: bases para uma reformulação do bacharelado

Autores

  • Ricieri Carlini Zorzal Universidade Federal do Maranhão, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/permusi20163403

Palavras-chave:

bacharelados em instrumento musical, Reuni, pesquisa em educação musical

Resumo

Este trabalho traz uma reflexão sobre a realidade dos cursos de bacharelado em instrumento musical após a implementação das políticas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni. Assim, são discutidas propostas de reformulação dos referidos cursos a partir da valorização do ensino e da pesquisa na formação dos bacharelandos em música. Destarte, são apresentadas conceituações e aplicabilidades das estratégias de ensino de intrumento musical para a valorização do ensino, e são apresentadas abordagens qualiquantitativas para o estudo científico da aula de instrumento para a valorização da pesquisa na formação dos bacharelandos. Por fim, sugere‐se a inclusão das disciplinas Pedagogia do Instrumento Musical e Pesquisa sobre o Ensino da Performance Musical na grade curricular dos bacharelados em instrumento musical para que estes cursos dialoguem com o contexto político‐educacional vigente.

Downloads

Publicado

2017-02-18

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Propostas Para O Ensino E a Pesquisa Em Cursos De graduação Em Instrumento Musical: Bases Para Uma reformulação Do Bacharelado”. 2017. Per Musi, nº 34 (fevereiro). https://doi.org/10.1590/permusi20163403.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)