Considerações sobre a aprendizagem da performance musical

Autores

Palavras-chave:

Performance Musical, Pedagogia, Transdisciplinaridade, Modelo de Aprendizagem, José Alberto Kaplan

Resumo

Este artigo oferece uma proposta para fundamentação da prática musical de instrumentos e canto, enfatizando procedimentos de estudo, baseando-se principalmente na Teoria da Aprendizagem Pianística de José Alberto Kaplan. Paralelamente, foi realizada uma breve releitura crítica da história do ensino de instrumentos musicais e métodos para educação musical, em diálogo com áreas afins à Performance Musical, entre elas Psicologia Cognitiva, Neurociência e Educação Física.

Biografia do Autor

  • Daniel Lemos Cerqueira, Universidade Federal do Maranhão

    Técnico em Piano pela Academia de Música Lorenzo Fernandez na classe da pianista Maria Luísa Urquiza Lundberg, Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na classe do pianista Miguel Rosselini, e Mestre em Performance pela mesma instituição, orientado pela profa. Dra. Ana Cláudia de Assis e sendo aluno de Piano do prof. Dr. Maurício Veloso. Apresentou-se em diversas salas de concerto do Brasil como pianista solista e acompanhador. Participou de festivais e cursos de interpretação com Celina Szrvinsk, Luís Senise, Fany Solter, Michael Uhde, Ricardo Castro e Fernando Corvisier, entre outros, sendo laureado em concursos de interpretação pianística. Foi professor substituto de Piano na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), trabalhando atualmente como professor Assistente na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), dedicando-se à docência e pesquisa em Piano e principalmente na área de Ensino da Performance Musical, com 18 publicações em livros, periódicos e eventos nacionais e internacionais. Participou de trabalhos que poderão contribuir ao desenvolvimento da Educação Musical no Maranhão, destacando-se a reforma do Projeto Político-Pedagógico da Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM), principal instituição de ensino musical deste Estado.

  • Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão

    Bacharel em violão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na classe do professor Fernando Araújo, Mestre em Performance pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação do professor Dr. Mário Ulloa e Doutor em Educação Musical também pela UFBA, orientado pela professora Dra. Cristina Tourinho. Possui trabalhos como concertista, tocando no Theatro São Pedro em Porto Alegre e no Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, entre outros. Como pesquisador, publicou artigos em periódicos, capítulos de livro e lançou um livro recentemente sobre performance musical. Em 2009, concluiu um estágio de sete meses de pesquisa em música na Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto, sob orientação da professora Dra. Daniela Coimbra. Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Artes e coordenador do Núcleo de Humanidades da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

  • Guilherme Augusto de Ávila, Universidade Federal do Maranhão

    Iniciou sua graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e concluiu seu bacharelado em violão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na classe do professor Fernando Araújo. É Mestre em Performance pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação do professor Dr. Mário Ulloa. Participou de master-classes com importantes violonistas, entre eles Fábio Zanon e Eduardo Isaac. Atuou diversas vezes como concertista, realizando recitais em diversas cidades brasileiras. Como pesquisador, possui publicações em simpósios nacionais e internacionais. Foi professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e também da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é professor Assistente e chefe do Departamento de Artes da UFMA.

Referências

LTENMÜLLER, Eckart. From the Neanderthal to the concert hall: Development of sensory motor skills and brain plasticity in music performance. In: International Symposium on Performance Science, Porto, 2007.

BARRY, Nancy H. The Effects of Practice Strategies, Individual Differences in Cognitive Style, and Gender upon Technical Accuracy and Musicality of Student Instrumental Performance. In: Psychologyof Music, v. 20, nº 2, 1992, p.112-123.

BARRY, Nancy H; HALLAM, Susan. Practice. In: PARNCUTT, Richard; MCPHERSON, Gary. The Science & Psichology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. Oxford University Press, Nova York, 2002. p.151-166

BERIO, Luciano. Entrevista sobre a Música Contemporânea (realizada por Rosana Dalmonte). Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1988.

BRANDFONBRENER, Alice G; KJELLAND, James M. Music Medicine. In: PARNCUTT, Richard; MCPHERSON, Gary. The Science & Psichology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. Oxford University Press, Nova York, 2002. p.82-96

BRASIL. Lei nº 11.769/08 de 19 de agosto de 2008.

BRUNER, Jerome Seymour. The Process of Education. Harvard University Press, Cambridge, 1960.

CARDASSI, Luciane. Pisando no Palco: prática de performance e produção de recitais. In: Anais do I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical. Belo Horizonte: UFMG, 2000, p.251-257.

CERQUEIRA, Daniel Lemos. Compêndio de Pedagogia da Performance Musical. Edição do Autor, São Luís, 2011. Disponível em http://musica.ufma.br.

CHAFFIN, Roger; IMREH, Gabriela; CRAWFORD; Mary. Practicing Perfection: Memory and Piano Performance. Lawrence Erlbaum Associates Publishers, Mahwah, 2002.

COSO, Jose Antonio. Tocar un instrumento: Metodologia del Estudio, Psicología y Experiencia Educativa en el Aprendizaje Instrumental. Editorial Música Mundana, Madri, 1992.

ESPERIDIÃO, Neide. Educação profissional: reflexões sobre o currículo e a prática pedagógica dos conservatórios. Revista da ABEM, no 7, set-2002. Porto Alegre, 2002, p.69-74.

FISHER, Christopher. Teaching Piano in Groups. Oxford University Press, Nova York, 2010.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e Fios: um ensaio sobre Música e Educação. Ed. UNESP, São Paulo, 2005. 1ª ed

FUCCI AMATO, Rita de Cássia. Educação pianística: o rigor pedagógico dos conservatórios. Música Hodie, v. 6, no1. Goiânia: UFG, 2006, p.75-96.

____________________________. O Piano no Brasil: uma perspectiva histórico-sociológica. In: Anais do XVII Congresso da ANPPOM, São Paulo, 2007.

GERLOFF, Christian; HUMMEL, Friedhelm. The role of inhibition in the motor control of finger function. In: ALTENMÜLLER, Eckart; WIESENDANGER, Mario, KESSELRING, Jürg. Music, Motor Control and the Brain. Oxford University Press, Nova York, 2006. p.239-247

GINSBORG, Jane. Strategies for Memorizing Music. In: WILLIAMON, Aaron (org.). Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford University Press, Nova York, 2004. p.123-141

GLASER, Scheila. Criatividade na aula de piano: múltiplas facetas. Revista A, v. 1, mar-2007. UNESP: São Paulo, 2007. Disponível em meio digital.

GLASER, Scheila; FONTERRADA, Marisa. Músico-Professor: uma questão complexa. Música Hodie, v. 7, no 1. Goiânia: UFG, 2007, p.27-49.

GORDON, Stewart. Etudes for Piano Teachers. Oxford University Press, Nova York, 1995.

HARNONCOURT, Nikolaus. O Discurso dos Sons: Caminhos para uma nova compreensão musical.Ed. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 1988.

HOMMEL, Bernard; RIDDERINKHOF, Richard; THEEUWES, Jan. Cognitive control of attention and action: issues and trends. In: Psychological Research, 2002, v. 66, p.215-129.

HUDSON, Glenn; ROLAND, David. Performance Anxiety. In: PARNCUTT, Richard; MCPHERSON, Gary. The Science & Psichology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. Oxford University Press, Nova York, 2002. p.47-61

JØRGENSEN, Harald. Strategies for Individual Performance. In: WILLIAMON, Aaron (org.). Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford University Press, Nova York, 2004. p.85-103

KAPLAN, José Alberto. Teoria da Aprendizagem Pianística. Ed. Movimento, Porto Alegre, 1987. 2ª ed

KESSELRING, Jürg. Music performance anxiety. In: ALTENMÜLLER, Eckart; WIESENDANGER, Mario, KESSELRING, Jürg. Music, Motor Control and the Brain. Oxford University Press, Nova York, 2006. p.309-318

KIHLSTROM, John. The cognitive unconscious. Science Magazine, v. 237, p.1445-1452.

KIRCHNER, Joann. Managing musical performance anxiety. American Music Teacher, dec-2005, p.31-33.

KOCH, Christof; TSUCHIYA, Naotsugu. Attention and counsciouness: two distinct brain processes. TRENDS in Cognitive Sciences, nov-2006, v. 11, nº 1, p.16-22.

KOVACS, Sandor. Untersuchungenüber das musikalische Gedächtnis. Zeitschriftfürangewandte Psychologie, v. 11, p.113-135.

KRAMPE, Ralf T; ERICSSON, K. Anders. Deliberate practice and elite musical performance. In: RINK, John (org.). The Practice of Performance: studies in musical interpretation. Cambridge University Press, Cambridge, 1995. p.84-102.

LAWSON, Colin James; STOWELL, Robin. The historical performance of music: an introduction. Cambridge University Press, Cambridge, 1999.

LESTER, Joel. Performance and analysis: interaction and interpretation. In: RINK, John (org.). The Practice of Performance: studies in musical interpretation. Cambridge University Press, Cambridge, 1995. p.197-216

LIEBERMAN, Matthew. Intuition: A Social Cognitive Neuroscience Approach. PsychologicalBulletin, 2000, v. 126, nº 1, p.109-137.

O’NEILL, Susan A; MCPHERSON, Gary E. Motivation. In: PARNCUTT, Richard; MCPHERSON, Gary. The Science & Psichology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. Oxford University Press, Nova York, 2002. p.31-46

PARAKILAS, James (org). Piano Roles: three hundred years of life with the Piano. Yale University Press, New Haven, 2001.

PÓVOAS, Maria Bernardete Castelán; SILVA, Daniel da; PONTES, Vânia Éger. Ação Pianística e Coordenação Motora – redução do movimento como possibilidade de otimização da técnica com foco na transmissão do conteúdo musical. In: Anais do XVIII Congresso da ANPPOM, Salvador, 2008. p.329-333

RUGIU, Antônio Santoni. Nostalgia do Mestre Artesão. Ed. Autores Associados, Campinas, 1998.

SCHMIDT, Richard, A; WRISBERG, Craig A. Motor Learning and Performance. Human Kinetics, Champaign, 2008. 4ª ed

SPRENGER, Marilee. Learning & Memory: the brain in action. Association for Supervision and Curriculum Development,

Alexandria, 1999.

SUZUKI, Shinichi. Shinichi Suzuki: His Speechs and Essays.Warner Bros Publications, Miami, 1998.

USZLER, Marienne; GORDON, Stewart; SMITH, Scott McBryde. The Well-Tempered Keyboard Teacher. Schirmer Books, Nova York, 2000. 2ª ed

VIEGAS, Maria Amélia de Resende. O ensino de Piano no Curso Técnico do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier de São João del-Rei enquanto Prática Pedagógica Institucional: O problema, suas implicações, e perspectivas. Cadernos do Colóquio. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2006.

WATSON, Alan H. D. The Biology of Musical Performance and Performance-Related Injury. Scarecrow Press Inc, Toronto, 2009.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Considerações Sobre a Aprendizagem Da Performance Musical”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-16. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39970.