A Atuação conjunta entre professores de canto e fonoaudiólogos

uma revisão da literatura

Autores

  • Carla Rosati Colepicolo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
  • Léslie Piccolotto Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5225

Palavras-chave:

Canto e Fonoaudiologia, Pesquisa Interdisciplinar

Resumo

Ao tratar-se da voz cantada, é preciso reconhecer a importância e entender o significado da relação interdisciplinar entre fonoaudiólogos e professores de canto. Objetivo: analisar a atuação conjunta entre esses profissionais. Método: revisão de literatura, realizada por meio de busca por artigos científicos nas bases de dados Web of Science e Science Direct, com os descritores Speech Language Pathologist (fonoaudiólogo) e Teacher Singing (professor de canto), entre 2006 e 2016 (outubro). Resultados: dos 118 artigos selecionados, apenas 15 mencionam a relação entre o trabalho do professor de canto e do fonoaudiólogo. Considerando quatro categorias de análise, parte dos artigos relata a participação para realizar julgamento de vozes (cinco); outros indicam o papel dos profissionais para o uso da voz cantada (cinco); outros trazem informações sobre voz cantada que podem interessar aos dois profissionais (três); e três relatam experiência realizada em conjunto pelos profissionais, no atendimento a cantores com disodia. Conclusão: as poucas fontes bibliográficas relacionadas ao trabalho interdisciplinar entre fonoaudiólogos e professores de canto apontam a importância desses especialistas no monitoramento da voz dos cantores e de intervenções no campo da pesquisa científica em voz.

Biografia do Autor

  • Léslie Piccolotto Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

    Fonoaudiologia - Linha de pesquisa- Voz: Avaliação e intervenção

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Publicado

2018-04-17

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Atuação Conjunta Entre Professores De Canto E fonoaudiólogos: Uma revisão Da Literatura”. 2018. Per Musi, nº 37 (abril). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5225.

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