Expressividade na opinião de cantores líricos

Autores

  • Enio Lopes Mello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
  • Léslie Piccolotto Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) https://orcid.org/0000-0002-3230-7248
  • Natália Fonseca Pacheco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
  • Marta Assumpção de Andrada e Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) https://orcid.org/0000-0002-4964-8436

Palavras-chave:

Expressividade no canto e na atuação, Canto em ópera

Resumo

Investigação sobre a opinião de cantores líricos em relação à expressividade na performance operística. Método: 50 cantores líricos (24 mulheres e 26 homens) citaram cinco palavras relacionadas à expressividade do cantor de ópera. Resultados: a partir da frequência das repetições de palavras nas respostas dos cantores foram elaborados seis eixos temáticos: emoção (76%); técnica (64%); habilidades (58%); entrega (54%); corpo (48%) e interpretação (38%) que foram correlacionados aos dados de caracterização dos sujeitos.

Biografia do Autor

  • Enio Lopes Mello , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

    Cantor lírico e terapeuta corporal, especializado no método de Cadeias musculares e articulares GDS ICTGDS-Bruxelas, Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorando em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tenor solista do Coral Tanus da Cidade de São Paulo. Membro do Laboratório de Voz da PUCSP (LABORVOX/PUCSP).

  • Léslie Piccolotto Ferreira , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

    Fonoaudióloga. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Professora e coordenadora do Programa de estudos pós-graduados em Fonoaudiologia da PUCSP. Diretora do LABORVOX/PUCSP.

  • Natália Fonseca Pacheco , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

    Cantora lírica; Bacharel em Musica pela Universidade do Estado de Minas Gerais; Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cantora efetiva do Coral Lírico de Minas Gerais (Palácio das Artes). Membro do LABORVOX/PUCSP.

  • Marta Assumpção de Andrada e Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

    Fonoaudióloga clinica, Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Assistente Doutora na Pós-graduação e Graduação em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora Adjunta no Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro do LABORVOX/PUCSP.

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Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Expressividade Na opinião De Cantores líricos”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39786.

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