Padrões de dedos no aprendizado inicial do violino

O Sistema dos Semitons de Otakar Ševčík

Autores

  • Carmela de Mattos Universidade Federal de Goiás, Brasil
  • Eliane Leão Universidade Federal de Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5230

Palavras-chave:

Ševčík e educação musical, aprendizado inicial no violino, padrões de dedos no violino

Resumo

Discute-se neste artigo, os procedimentos de ensino do violinista checo Otakar Ševčík que, no final do século XIX, rompeu com a tradição do ensino de escalas diatônicas no aprendizado inicial do violino, publicando o Método de Violino para Principiantes op.6 com uma visão totalmente diferenciada à época. Ao invés de escalas diatônicas, Ševčík propôs o ‘Sistema dos Semitons’, base de sua metodologia de ensino. Resultados qualitativamente diferenciados no aprendizado inicial indicam a necessidade e importância de estudos aprofundados a respeito de sua proposta pedagógica.

Biografia do Autor

  • Carmela de Mattos, Universidade Federal de Goiás, Brasil

    Violinista, aluna do curso de Mestrado em Música da Universidade Federal de Goiás, graduada em violino pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2018-06-22

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Padrões De Dedos No Aprendizado Inicial Do Violino: O Sistema Dos Semitons De Otakar Ševčík”. 2018. Per Musi, nº 38 (junho). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5230.