Musicum versus Cantor

uma perspectiva histórica acerca da dicotomia entre o Músico Teórico e o Músico Prático

Autores

  • Edoardo Sbaffi Universidade do Estado do Amazonas, Brasil
  • Mônia Feller Albrecht Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5262

Palavras-chave:

Teoria musical, Músico teórico, Músico prático, Pedagogia da música

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca do antagonismo entre o músico prático e o músico teórico. Através de contextualizações históricas, demonstra-se que o conceito de teoria musical é abrangente e possibilita diferentes compreensões. Dialoga-se, assim, com o passado, na busca de melhor compreender-se o que se percebe atualmente sobre esta dicotomia. Busca-se, a partir disso, discorrer sobre a figura do professor-instrumentista e sobre como sua formação é norteada pela maneira pela qual se compreende esta questão.

Biografia do Autor

  • Edoardo Sbaffi, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

    professor Adjunto da Escola de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas.

  • Mônia Feller Albrecht, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

    Mestre em Letras e Artes na Universidade Estadual do Amazonas; bolsista FAPEAM

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Publicado

2018-08-11

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Musicum Versus Cantor: Uma Perspectiva histórica Acerca Da Dicotomia Entre O Músico Teórico E O Músico Prático”. 2018. Per Musi, nº 38 (agosto). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5262.

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