The logic of musical expression in the Classicism

a review of H. C. Koch’s treatises

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5265

Keywords:

Musical Poetics, Musical Rhetoric, Musical Grammar, Classicism, H. C. Koch

Abstract

Este artigo apresenta uma investigação sobre a lógica da expressão musical no Classicismo. Tem como principal referência a teoria musical de Heinrich Christoph Koch (1749-1816), considerada historicamente como a mais completa de sua época. Partindo da concepção da música como uma linguagem, Koch concebe unidades de pensamento musical que se articulam para constituir os discursos musicais, orientadas por uma lógica própria. Essa lógica opera a partir das qualidades materiais, estruturais e sensíveis das unidades de pensamento, viabilizando a racionalização de seus processos e a constituição de uma gramática e retórica características, que regulam as possibilidades de uso da linguagem musical. Sua recuperação histórica contribui para a recuperação de sentidos, técnicas e valores ocultos pelo distanciamento histórico, tanto da teoria da qual ela faz parte quanto do repertório ao qual ela possibilita aceder. Nesse sentido, configura-se como valiosa ferramenta de acesso à música de seu tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cassiano Barros, Methodist University of Piracicaba, Brazil

Bacharel (regência e cravo), mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, dedicado ao estudo das poéticas musicais antigas, especialmente aquelas dos séculos XVI, XVII e XVIII. Atualmente realiza projeto de pós-doutorado na Universidade de São Paulo - Usp sobre a compositio retórica na tradição da Musica Poetica alemã.

Published

2018-05-05

How to Cite

Barros, Cassiano. 2018. “The Logic of Musical Expression in the Classicism: A Review of H. C. Koch’s Treatises”. Per Musi, no. 38 (May). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5265.

Issue

Section

Articles in Portuguese/Spanish