The logic of musical expression in the Classicism
a review of H. C. Koch’s treatises
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5265Keywords:
Musical Poetics, Musical Rhetoric, Musical Grammar, Classicism, H. C. KochAbstract
Este artigo apresenta uma investigação sobre a lógica da expressão musical no Classicismo. Tem como principal referência a teoria musical de Heinrich Christoph Koch (1749-1816), considerada historicamente como a mais completa de sua época. Partindo da concepção da música como uma linguagem, Koch concebe unidades de pensamento musical que se articulam para constituir os discursos musicais, orientadas por uma lógica própria. Essa lógica opera a partir das qualidades materiais, estruturais e sensíveis das unidades de pensamento, viabilizando a racionalização de seus processos e a constituição de uma gramática e retórica características, que regulam as possibilidades de uso da linguagem musical. Sua recuperação histórica contribui para a recuperação de sentidos, técnicas e valores ocultos pelo distanciamento histórico, tanto da teoria da qual ela faz parte quanto do repertório ao qual ela possibilita aceder. Nesse sentido, configura-se como valiosa ferramenta de acesso à música de seu tempo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Except where otherwise noted, contents on this site are licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.