Experiências de aprendizagem de música transformadoras
Um imigrante chinês no nordeste brasileiro e seu amor pela música sertaneja
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.5324Palavras-chave:
Aprendizagem musical transformadora, Imigração e música, Música sertanejaResumo
Este artigo utiliza a história de vida de um imigrante chinês no Brasil e seu amor pela música sertaneja como ponto de partida para discutir sua adaptação a uma nova sociedade e a forma na qual seu aprendizado musical ocupou um papel importante neste processo. Ancorado nos ideais de Pesquisa Narrativa e inspirado pela Teoria do Aprendizado Transformador de Jack Mezirow, o artigo apresenta uma discussão que inclui ideias sobre educação musical, imigração, identidade, transformação individual e social, empoderamento e auto-definição. A conclusão fornece reflexões sobre a importância do aprendizado musical para a adaptação de imigrantes de forma geral, uma ideia que tem aplicabilidade geral, sendo útil tanto para os imigrantes quanto para professores e elaboradores de políticas públicas de educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






