Experiências de aprendizagem de música transformadoras

Um imigrante chinês no nordeste brasileiro e seu amor pela música sertaneja

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.5324

Palavras-chave:

Aprendizagem musical transformadora, Imigração e música, Música sertaneja

Resumo

Este artigo utiliza a história de vida de um imigrante chinês no Brasil e seu amor pela música sertaneja como ponto de partida para discutir sua adaptação a uma nova sociedade e a forma na qual seu aprendizado musical ocupou um papel importante neste processo. Ancorado nos ideais de Pesquisa Narrativa e inspirado pela Teoria do Aprendizado Transformador de Jack Mezirow, o artigo apresenta uma discussão que inclui ideias sobre educação musical, imigração, identidade, transformação individual e social, empoderamento e auto-definição. A conclusão fornece reflexões sobre a importância do aprendizado musical para a adaptação de imigrantes de forma geral, uma ideia que tem aplicabilidade geral, sendo útil tanto para os imigrantes quanto para professores e elaboradores de políticas públicas de educação.

Biografia do Autor

  • Nan Qi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a pianista chinesa Nan Qi concluiu seu doutoramento em Educação Musical na University of Western Ontario (Canadá), seu mestrado na McGill University (Canadá) e seu bacharelado no Tianjin Conservatory of Music (China). Assim como em seu país, ela tem apresentado seu trabalho como performer e pesquisadora em várias conferências ao redor do mundo, e tem publicado em revistas como a Action, Criticism & Theory for Music Education (ACT). É também regente do "Coral Infantil da UFRN" e professora de piano. 

  • Durval Cesetti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Aclamado como "Um pianista de rara musicalidade" (La Presse, Montreal), Durval Cesetti é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Concluiu seu Doutorado, Mestrado e Bacharelado na Universidade McGill (Canadá). Atuações recentes incluem recitais no Carnegiel Hall (Nova York) e no National Centre for the Performing Arts (Beijing). Os seus artigos anteriores foram publicados no The Musical Times e na Latin American Music Review.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Experiências De Aprendizagem De Música Transformadoras: Um Imigrante Chinês No Nordeste Brasileiro E Seu Amor Pela Música Sertaneja”. 2019. Per Musi, nº 39 (setembro): 1-22. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.5324.