“Conte sobre sua relação com a música”

pesquisando com narrativas autobiográficas na Educação Musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.54233

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, Entrevistas narrativas, Educação musical

Resumo

Este artigo discute as perspectivas da pesquisa (auto)biográfica em Educação Musical, destacando seu papel na investigação das memórias, percursos de formação musical e profissional, relações e significações pessoais com a música. Inicialmente, é apresentado um panorama das pesquisas (auto)biográficas a partir de publicações em periódicos da área de Música e das Ciências Humanas. Em seguida, são discutidos alguns estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa "Música Cultura e Educação" (da Universidade Federal da Paraíba), com foco em suas temáticas e metodologias. É examinada, ainda, a perspectiva da pesquisa (auto)biográfica em estudos de formação pessoal e profissional, assim como o uso de entrevistas narrativas em investigações mais específicas. Por fim, as contribuições e limites das pesquisas (auto)biográficas são analisados criticamente, de modo a propor reflexões que, embora focadas na Educação Musical, podem ser relevantes para outros campos de estudos musicais.

Biografia do Autor

  • Profa. Maura Penna, Universidade Federal da Paraíba / Departamento de Educação Musical / Programa de Pós-Graduação em Música

    Maura PennaDoutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Música (Bacharelado e Licenciatura) e Educação Artística (licenciatura plena, habilitação Música) pela Universidade de Brasília. Atualmente, é Professora Associada IV do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, atuando na Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado e doutorado) e coordenando o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação. Entre 1984 e 2003, como professora do Departamento de Arte da UFPB, atuou na Licenciatura em Educação Artística, em Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Arte e no Mestrado em Educação. Entre 2004 e 2009, foi professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lecionando na Licenciatura em Pedagogia, no Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade e no Mestrado em Literatura e Interculturalidade. Autora, dentre outros, dos livros Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música (2023 – 4ª edição) e Música(s) e seu ensino (2018 – 2ª edição revista e atualizada, 4ª reimpressão), ambos pela Editora Sulina, além de diversos artigos sobre educação musical, ensino das artes, música e cultura, publicados em periódicos científicos, coletâneas e anais de congressos. Com base em pesquisas da Profa. Dra. Luciana Del-Ben, é considerada, no Dicionário de Educação Musical de José Nunes Fernandes (Rio de Janeiro, JNF: 2022. p. 382) “a autora mais citada na área da educação musical no Brasil”.

  • Rodrigo Lisboa da Silva, Universidade Federal da Paraíba / Programa de Pós-Graduação em Música / Doutorado em Educação Musical

    Professor e pesquisador. Mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Educação Cooperativa pela Mondragon Unibertsitatea (País Basco/Espanha) e em Arte e Tecnologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Graduado em Música (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é doutorando em Música (Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM-UFPB), sob orientação da professora Dra. Maura Penna e com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Docente efetivo da disciplina de Arte na rede estadual de educação básica da Paraíba.

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Publicado

2025-03-08

Edição

Seção

Sessão Temática Abordagens biográficas na pesquisa em Música

Como Citar

“‘Conte Sobre Sua relação Com a música’ : Pesquisando Com Narrativas autobiográficas Na Educação Musical”. 2025. Per Musi 26 (março): 1-32. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.54233.

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