“Escute, pai”

diálogos entre filhos(as) e pais em canções populares brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Canção, Família, Relações entre pais e filhos(as), Indústria fonográfica

Resumo

As relações entre pais e filhos(as) configuram um tipo particular de relação entre gerações, na medida em que ocorrem no seio da família, instituição social marcada por vínculos de dependência e responsabilidade e por laços emocionais. Numa análise que articula contribuições da sociologia e da psicologia, mostramos como essas canções revelam diferentes momentos do processo de conquista da maturidade e da autonomia pelos jovens, com suas contradições, refletindo também as transformações sociais na configuração da família e no comportamento sexual. Discutimos, ainda, com base na tipologia proposta por TATIT, como essas canções tratam diferentemente a relação entre letra e melodia.

Biografia do Autor

  • Maura Penna, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba, Graduada em Música (licenciatura e bacharelado) e Educação Artística pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Adjunto I do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Música, Arte e Educação, Estudos Culturais, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, política educacional para arte e música, prática pedagógica em música, pesquisa em educação, além de manifestações culturais e artísticas na contemporaneidade – especialmente música popular e midiática. É autora de Música(s) e seu ensino (Sulina, 2008), entre outras obras já esgotadas, e de inúmeros artigos publicados em coletâneas, periódicos científicos e anais de congressos.

Referências

CAVALCANTI, Senyra Martins; MELO, Rosemary Alves de. O reality show “SuperNanny”: a educação infantil na lógica da polícia da família. João Pessoa: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania, 2008. Digitado. (Trabalho apresentado em mesa redonda)

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

LÉVI-STRAUSS, Claude. A família. In: LÉVI-STRAUSS, Claude; GOUGH, Kathleen; SPIRO, Melford. A família: origem e evolução. Porto Alegre: Vila Martha, 1980. p.7-45.

MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de linguística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PENNA, Maura. Diálogos entre filhos(as) e pais em canções populares brasileiras. In: COLÓQUIO CIDADANIA CULTURAL, 2009, Campina Grande. In: Colóquio Cidadania Cultural: diálogo de gerações nas narrativas modernas; livro de resumos. Campina Grande: MLI/UEPB, 2009. p.91.

TATIT, Luiz. A canção: eficácia e encanto. São Paulo: Atual, 1986.

_______. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2002.

_______.O século da canção. Cotia/SP: Ateliê, 2004.

THERBORN, Göran. Sexo e poder: a família no mundo. São Paulo: Contexto, 2006.

VALADARES, Ricardo. Acima do bem e do mal. Veja, edição 1891, 9 fev. 2005, p.58-65. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx Acesso em: 12 set. 2009.

VALVERDE, Monclar. Mistérios e encantos da canção. In: MATOS, Cláudia Neiva de; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de (Orgs.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. p.268-277.

VIORST, Judith. Perdas necessárias. 19. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1999.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2010-07-05

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“‘Escute, pai’: Diálogos Entre filhos(as) E Pais Em canções Populares Brasileiras ”. 2010. Per Musi, nº 22 (julho): 1-10. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/45063.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)