Potencialidades e desafios dos escritos autobiográficos em Música

arquivo e memórias do padre compositor José Maria Wisniewski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.54300

Palavras-chave:

estudos autobiográficos, memória social, arquivos musicais, Padre José Maria Wisniewski, Coral Mater Verbi

Resumo

O artigo investiga a intersecção entre memória, música e historiografia, utilizando como estudo de caso o Coral Mater Verbi e os escritos autobiográficos do Padre compositor José Maria Wisniewski. O objetivo central é analisar como a prática musical e os documentos pessoais de Wisniewski contribuem para a preservação e transmissão da memória coletiva e individual, tomando como recorte temporal a transição do Movimento Ceciliano para o Concílio Vaticano II. A pesquisa se baseia na análise de crônicas e diários elaborados por Wisniewski, explorando o papel desses textos na manutenção da identidade do coral e na construção de uma memória social. A discussão aborda a função desses registros como agentes de continuidade e ressignificação, considerando o problema do esquecimento. Os resultados obtidos sugerem novas formas de integrar estudos autobiográficos em música e estudos de memória, através da criação de narrativas.

Biografia do Autor

  • Jéssica Wisniewski Dias, UFJF, Instituto de artes e desing

    Bacharel em Música pela Universidade do Estado do Pará (2014), com Complementação Pedagógica pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (2018), Mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (IAD/UFJF), na linha de pesquisa Poéticas Visuais e Musicais. Com experiência em Artes e Performance Musical, com ênfase em Canto Lírico, dedica-se atualmente à pesquisa interdisciplinar em música, memória, arquivos e estudos de música, cultura e sociedade, com foco na obra do padre compositor José Maria Wisniewski e nas práticas corais da música litúrgica brasileira do século XX.

  • Marta Castello Branco, UFJF, Instituto de artes e desing

    Marta Castello Branco é professora no Departamento de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Letras da mesma instituição. Fez doutorado na Universidade das Artes de Berlim (Universität der Künste Berlin - UdK) sobre a relação entre a filosofia das novas mídias de Vilém Flusser e a música contemporânea (2014). Entre suas publicações estão os livros: Reflexões sobre Música e Técnica (UFBA, 2012), O Instrumento Musical como Aparato (UFJF, 2015), a organização, tradução e apresentação do livro Na Música. Vilém Flusser (Annablume, 2017). Realizou dois estágios de pós-doutorado, em 2018 no Instituto Aryamarga, Índia, e em 2022 na Universidade das Artes de Berlim, Alemanha. Temas atuais de pesquisa incluem o estudo de arquivos musicais brasileiros, a relação entre música, cultura e sociedade, e universalismo musical.

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Publicado

2025-03-08

Edição

Seção

Sessão Temática Abordagens biográficas na pesquisa em Música

Como Citar

“Potencialidades E Desafios Dos Escritos autobiográficos Em Música: Arquivo E memórias Do Padre Compositor José Maria Wisniewski ”. 2025. Per Musi 26 (março): 1-27. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.54300.

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