Parâmetros para o estudo da sinestesia na música
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.54391Palavras-chave:
Sinestesia, Escuta, Análise musical, Composição, MessiaenResumo
Estudo sobre a relação entre sinestesia como condição neurológica e a metáfora sinestésica. Propõe-se uma
escuta sinestésica do 5º movimento Joie du sang des étoiles de Turangalîla de Olivier Messiaen, seguida de uma análise
da relação entre os elementos apontados na escuta sinestésica e a estrutura da obra. A partir desta análise e da fenomenologia, sugere-se a sistematização de categorias sinestésicas, tomando-se a sensação sonora como primária entre as
sensações sinestésicas mais comuns.
Referências
BARON-COHEN, S., HARRISON, J. (Eds) Synaesthesia: Classic and Contemporary Readings. Oxford:Blackwell Publishers
ltd, 1997.
BRAGANÇA, Guilherme Francisco Furtado. A sinestesia e a construção de significação musical. Dissertação (mestrado) –
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música, 2008.
COELHO JÚNIOR, Nelson Ernesto. Consciência, intencionalidade e intercorporeidade. Revista Cadernos de Psicologia e
Educação Paidéia. Ribeirão Preto, v.12, n.22, 2002.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
CYTOWIC, Richard E. Touching tastes, seeing smells – and shaking up brain science. Cerebrum, v.4,n.3: p.7–26, 2002.
(artigo hospedado em http://home.comcast.net/~sean.day/CytowicCerebrum2002.pdf)
DAY, Sean. Lafayette (USA). Julho, 1996. Disponível em: http://psyche.cs.monash.edu.au/v2/psyche-2-32-day.html, acessado em 09/10/2006.
DAY, Sean. Synesthesia: the American Synesthesia Association. Disponível em: http://home.comcast.net/~sean.day/Synesthesia.htm, acessado em 01/05/2007.
GAZZANICA, Michael S; HEATHERTON, Todd F. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. VERONESE, Maria
Adriana Veríssimo (trad). Porto Alegre: Artmed, 2005.
HANSLICK, Eduard. Do belo musical: uma contribuição para a revisão da estética musical. Nicolino Simone Neto (trad).
Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
KERMAN, Joseph. Musicologia. CABRAL, Álvaro (trad). São Paulo: Martins Fontes, 1987.
KOELLREUTTER, H.J. Análise Fenomenológica do minueto em sol maior de J.S. Bach. Cadernos de análise Musical. São
Paulo: Atravez, n.1: p.1-8, 1989.
LIAN, Henrique. Sinfonia Titã: semântica e retórica. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MESSIAEN, Olivier. Sept Haïkaï: esquisses japonaises pour piano solo et petit orchestre. Paris, Alphonse Leduc, 1966.
MESSIAEN, Olivier. Turangalila - 05 - Joie du sang des étoiles. Loriods, Ozawa, Boston SO, Tanglewood 1975
MESSIAEN, Olivier. Turangalîla-Synphonie, in Philharmonia Orchestra’s Messiaen website, disponível em: http://www.
philharmonia.co.uk/messiaen/music/turangalila.html, acessado em 20/04/2008.
MESSIAEN, Olivier. Turangalîla-Synphonie, note de programme. Disponível em: http://www.messiaen2008.com/fiche.
php?id=24, acessado em 25/04/2008.
MESSIAEN, Olivier. Turangalîla Symphonie, 5th Movt “Joy of the Blood of the Stars”. Pierre Laurent Aimard, Cynthia Millar,
Andrew Davis, and the National Youth Orchestra of Great Britain at the 2001 Proms. Disponível em: http://br.youtube.
com/watch?v=Tv67YkOWJNA, acessado em 25/04/2008.
MEYER, Leonard B. Emotion and meaning in music. Chicago, The University of Chicago Press, 1992.
MOLINO, Jean. Fato musical e semiologia da música. In: Semiologia da música. CARVALHO, Mário Vieira (trad). Lisboa:
Vega, s.d.
NATTIEZ, Jean-Jacques. Situação da Semiologia Musical. In: Semiologia da música. CARVALHO, Mário Vieira de Carvalho
(trad). Lisboa: Vega, s.d.
NATTIEZ, Jean-Jacques. Som/ruído. In: Enciclopédia Einaudi. Artes-Tonal/Atonal. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da
Moeda, v.3: p.212-228, 1984.
NATTIEZ, Jean-Jacques. Musi and discource: toward a semiology of music. Carolyn Abbate (trad para o ingles). Princenton,
New Jersey, Princeton University Press, 1990.
NATTIEZ, Jean-Jacques. Etnomusicologia e significações musicais. Silvana Zilli Bomskov (trad). Per Musi, Belo Horizonte,
n.10: p.5-30, 2004a.
NATTIEZ, Jean-Jacques. Modelos lingüísticos e análise das estruturas musicais. Sandra Loureiro de Freitas Reis (trad). Per
Musi, Belo Horizonte, n.9: p.5-46, 2004b.
NATTIEZ, Jean-Jacques. O combate entre Cronos e Orfeu: ensaios de semiologia musical aplicada. São Paulo: Via Lettera
editora e livraria, 2005.
NAVARRO, Daniel Pérez. Escucho los colores , veo la música: sinestesias. El compositor sinestésico: Olivier Messiaen. Disponível em: http://www.filomusica.com/filo48/sinestesia.html, acessado em 30/04/2008.
RAMACHANDRAN, Vilayanur S.; HUBBARD, Edward M. Synaesthesia: a window into perception, thought and language.
Journal of Consciousness Studies, v.8, n.12, p.3-34, December 2001.
RAMACHANDRAN, Vilayanur S.; HUBBARD, Edward M. Ouvindo as cores e degustando as formas. Scientific American.
São Paulo, n.13, Junho de 2003.
SyNESTHESiA. In: Wikipedia, the free encyclopedia. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Synesthesia. Acessado
em: 01/05/2008.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






