Parâmetros para o estudo da sinestesia na música

Autores

  • Guilherme Francisco Furtado Bragança Coral ALMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.54391

Palavras-chave:

Sinestesia, Escuta, Análise musical, Composição, Messiaen

Resumo

Estudo sobre a relação entre sinestesia como condição neurológica e a metáfora sinestésica. Propõe-se uma
escuta sinestésica do 5º movimento Joie du sang des étoiles de Turangalîla de Olivier Messiaen, seguida de uma análise
da relação entre os elementos apontados na escuta sinestésica e a estrutura da obra. A partir desta análise e da fenomenologia, sugere-se a sistematização de categorias sinestésicas, tomando-se a sensação sonora como primária entre as
sensações sinestésicas mais comuns.

Biografia do Autor

  • Guilherme Francisco Furtado Bragança, Coral ALMG

    Guilherme Francisco Furtado Bragança graduou-se em Composição pela UFMG (1989), concluiu os cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu para o Magistério Superior pela FUMA (1990) e “Musicologia Histórica Brasileira”, pela UFMG (1994). Estudou regência coral com Carlos Alberto Pinto Coelho e Hans Joachin Koellreuter. Em 2008, concluiu o mestrado em Música
    pela UFMG. Lecionou, por dois anos, no curso superior de música da UEMG as matérias Acústica e Música Contemporânea
    e para o curso básico, Harmonia I e II. Atualmente, rege o Coral da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

     

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Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Parâmetros Para O Estudo Da Sinestesia Na Música”. 2025. Per Musi, nº 21 (março). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.54391.