Música e Identidade

relatos de autobiografias musicais em pacientes com esclerose múltipla

Autores

  • Cecilia Cavalieri França Universidade Federal de Minas Gerais
  • Shirlene Vianna Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marco Aurélio Lana-Peixoto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos A. Moreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54559

Palavras-chave:

musicoterapia, esclerose múltipla, identidade, identidade musical

Resumo

Autobiografias musicais constituem um recurso terapêutico eloqüente a respeito de como os indivíduos definem a si mesmos, auxiliando a (re)construção da identidade e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de portadores de Esclerose Múltipla. Oito pacientes adultos sob acompanhamento no Centro de Investigação em Esclerose Múltipla (CIEM) – UFMG, selecionaram entre 10 a 15 músicas significativas em sua vida, a respeito das quais discorreram em entrevista aberta. Os dados foram analisados qualitativamente segundo categorias criadas pelo musicoterapeuta norueguês Even RUDD (1998), que visam revelar como o indivíduo expressa suas identidades pessoal, social, temporal e transpessoal. Submetidos a tratamento quantitativo, os dados indicaram que, através da sua história musical, os pacientes aumentaram a percepção dos sentimentos e sensações corporais, expressaram-se de maneiras alternativas e ativaram memórias afetivas, contextualizando-as e adquirindo um senso de continuidade da vida.

Biografia do Autor

  • Cecilia Cavalieri França, Universidade Federal de Minas Gerais

    Cecília Cavalieri França é Doutora e Mestre em Educação Musical pela University of London. Pianista formada pela Escola de Música da UFMG e Especialista em Educação Musical pela UFMG. Autora das obras Para fazer música (Editora UFMG), Feito à mão: criação e performance para o pianista iniciante (Halt Gráfica e Editora), Poemas Musicais, que inclui o Cd e respectivo livro de partituras Poemas Musicais: ondas, meninas, estrelas e bichos, finalista do Prêmio Tim 2004, e o Cd Toda Cor. Co-autora do livro Jogos Pedagógicos para Educação Musical (2005) e da obra Matemúsica, material pedagógico original para o ensino dos compassos. Atua como professora e pesquisadora na Escola de Música da UFMG.

  • Shirlene Vianna Moreira , Universidade Federal de Minas Gerais

    Shirlene Vianna Moreira é Mestre em Música pela Escola de Música da UFMG, psicóloga pela UFJF e musicoterapeuta. Tem fellowship em musicoterapia no Centre Hopitalier Georges Mazurelle na França e foi pioneira no estudo de pacientes com esclerose múltipla através da musicoterapia no Brasil.

  • Marco Aurélio Lana-Peixoto, Universidade Federal de Minas Gerais

    Marco Aurélio Lana-Peixoto é Médico e Doutor em Oftalmologia pela UFMG. Atualmente é Professor Adjunto da UFMG. Diretor- Presidente do CIEM.

  • Marcos A. Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Marcos A. Moreira é Neurologista e Mestre em Medicina pela Santa Casa de São Paulo. Médico do CIEM.

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Publicado

2009-02-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Música E Identidade: Relatos De Autobiografias Musicais Em Pacientes Com Esclerose Múltipla”. 2009. Per Musi, nº 20 (fevereiro): 54-63. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54559.

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